Como amenizar o calor no quarto: 6 formas de aliviar a temperatura

Sabemos que o Brasil inteiro é afetado pelas ondas de calor intensas que acontecem ao longo de todo o ano. Em algumas regiões, ainda mais do que em outras. Durante o dia, vamos dando um jeito de lidar com a temperatura e muitas vezes circulamos por locais climatizados.

No entanto, quando cai a noite e chega a hora de dormir, o calor excessivo pode ser uma imensa perturbação, causando uma dificuldade para pegar no sono e até mesmo afetando a qualidade do sono.

Além disso, com a crescente onda do home office, ter cômodos mais frescos ficou ainda mais necessário para o nosso bem estar.

Pensando nisso, listamos aqui algumas dicas primordiais de como amenizar o calor no quarto para ter dias e noites menos abafados dentro de casa.

Como amenizar o calor no quarto?

Apesar de o calor ser ótimo em diversas ocasiões, como quando estamos na praia ou em uma cachoeira, sabemos que também pode ser um incômodo no cotidiano. Dessa forma, algumas medidas de como amenizar o calor no quarto podem ser ideais para você regular o conforto térmico sem precisar de um ar-condicionado.

#1 Luzes de LED

A primeira solução para reduzir o calor no cômodo é optar por lâmpadas que não sejam fluorescentes, pois essas emitem calor durante o funcionamento e isso agrava o foco de elevação térmica no local.

As luzes de LED são uma ótima solução para ter uma temperatura mais equilibrada no seu quarto durante o dia e durante a noite. 

Outro benefício das luzes frias como as de LED é que elas têm menos consumo energético.

#2 Climatizadores

O climatizador de ar é uma ótima solução para quem quer algo mais eficiente do que o ventilador e mais barato do que o ar-condicionado. Funcionando como um purificador e umidificador, o mecanismo evaporativo do aparelho permite a união dessas funcionalidades com a redução da temperatura. 

É um dispositivo com custo de aquisição e instalação baixos, consumo energético reduzido e manutenção preventiva super simples. 

Você pode optar por um climatizador portátil para que ele seja aproveitado em diferentes cômodos da sua casa, sendo que esse modelo conta com diversos tipos em potências diferentes, até mesmo industriais.

#3 Cortinas para bloquear a luz solar

Evitar que a luz solar tenha uma incidência direta no quarto através das janelas é uma das formas de evitar que seu cômodo vire um verdadeiro forno ao longo do dia. Para isso, persianas e blackouts são muito funcionais. 

Procure manter as cortinas fechadas ao longo do dia para reduzir o abafamento no cômodo e isso com certeza já vai ajudar a passar e terminar o dia com menos sensação de calor extremo.

#4 Paredes de cores claras

Essa dica vale (e muito) para diferentes ambientes, não só o residencial. É uma das formas mais baratas de como amenizar o calor no quarto. Ter paredes externas e internas com cores mais claras ajuda porque as cores escuras fazem o calor se “acumular” com mais intensidade.

Indo além das paredes, você pode optar por revestimentos, pisos, roupas de cama e superfícies em geral que sejam de tons mais claros e notará o impacto dessa medida.

#5 Umedecer o chão

Deixar o chão úmido depois de passar um pano com água e algum produto refrescante pode ajudar, justamente porque quando a água evaporar, irá ajudar a umedecer e refrescar o ambiente. Lembre-se de abrir as janelas depois que fizer isso, para auxiliar nesse processo evaporativo e refrescar ainda mais, além da ventilação de ar.

Se for o problema de você sofrer com os mosquitos noturnos, uma boa pedida é investir nas telas para janelas, chamadas de mosquiteiros, pois isso permite que a circulação de ar ocorra sem que você leve picadas dormindo!

#6 Lençol de algodão

Os lençóis (e tecidos em geral) feitos de algodão permitem maior adequação na transpiração da pele, o que ajuda muito a lidar com o calor, além de serem mais confortáveis e mais fresquinhos.

Por fim, lembre-se de se manter sempre bem hidratado nos dias de calor, pois a desidratação pode causar sintomas muito desagradáveis como dores de cabeça e indisposição.
Se for possível, considere um plano de climatização, pois esse é um investimento de longo prazo que impacta diretamente na sua qualidade de vida, seja pelo manejo do calor ou pela regulação da qualidade do ar, dois fatores muito importantes para a sua saúde e produtividade.

Conferir mais artigos