Como climatizar cozinha industrial: modelo de projeto de climatização

Seja pelo fluxo intenso de circulação de pessoas ou pelo uso de equipamentos que geram calor, as cozinhas industriais definitivamente precisam ser climatizadas. Só assim se pode garantir boas condições de trabalho e saúde a todos. 

Nesse sentido, a primeira coisa a se considerar é que as cozinhas industriais possuem uma infraestrutura específica para alocar todos os equipamentos de cozinha e para facilitar a movimentação dos profissionais.

Dessa forma, o projeto de climatização de cozinha industrial deve ser bem idealizado e bastante estratégico. Para te auxiliar, hoje falaremos sobre como climatizar cozinha industrial. Confira:

O que é um projeto de climatização industrial?

Antes de abordarmos o projeto na prática, vamos entender melhor o que é um projeto de climatização industrial.

A climatização consiste em uma série de técnicas e implementações de equipamentos que proporcionam regulagem térmica e qualidade e renovação do ar em ambientes fechados, independentemente de fatores externos de clima e tempo.

Dessa forma, um projeto de climatização nada mais é do que a idealização e planejamento das implementações que serão feitas no local para que se torne climatizado.

Por que as cozinhas industriais devem ser climatizadas?

Como vimos antes, as cozinhas industriais tendem a ser muito quentes. E um ambiente extremamente quente e abafado afeta diretamente a saúde das pessoas, causando dores de cabeça, pressão baixa, cansaço excessivo e até mesmo vertigem. 

Promover condições dignas de trabalho para os profissionais é uma medida não somente necessária, mas também ética e estratégica. 

Profissionais cansados, indispostos e desconfortáveis com certeza se sentirão infelizes com seus trabalhos e, devido aos fatores físicos, a produtividade será afetada. 

Por fim, a saúde respiratória também é um fator de muita relevância, pois a ausência de renovação de ar pode criar um grande foco de proliferação de doenças e bactérias.

Dessa forma, ter uma cozinha industrial climatizada garante:

  • Saúde dos trabalhadores;
  • Qualidade do ar;
  • Higiene do local;
  • Melhora na conservação dos alimentos;
  • Evita multa de órgãos regulamentadores;
  • Evita problemas trabalhistas.

Dessa forma, saber como climatizar cozinha industrial e investir nesse projeto é indispensável. Saiba mais:

Como climatizar cozinha industrial em etapas

Para saber como climatizar cozinha industrial, é preciso ter em mente que existem profissionais especialistas habilitados e aptos a realizar esse tipo de projeto.

Contar com os serviços desses profissionais é fundamental, pois o projeto irá avaliar e trabalhar com toda a infraestrutura do local e qualquer falha pode causar um desperdício enorme de dinheiro e tempo.

Veja a seguir como climatizar cozinha industrial em etapas, para que você conheça como funciona todo o processo do projeto de climatização.

#1 Avaliação da infraestrutura

O primeiro passo para dar início ao projeto de climatização é traçar uma análise minuciosa de toda a infraestrutura do local, considerando janelas, portas, áreas de circulação e saída de ar e todo o posicionamento das máquinas que já são da cozinha.

Além disso, a análise leva em conta a quantidade de pessoas que trabalham no local e por quantas horas, podendo ter dados assertivos sobre a necessidade de climatização do local.

#2 Desenho técnico

Buscando ter uma projeção clara dos resultados pretendidos, o desenho técnico surge como uma maneira estratégica de traçar o plano do projeto de climatização na prática, avaliando todas as informações levantadas sobre a infraestrutura do local.

Nesta etapa, serão levadas em conta todas as particularidades do ambiente, buscando adaptar as implementações da maneira mais favorável.

#3 Equipamentos necessários

Os climatizadores industriais são uma excelente aplicação para o projeto, pois promovem o controle da qualidade do ar, além de trabalharem na regulagem térmica. Nos projetos de climatização de cozinha industrial, é comum que também sejam utilizados aparelhos como o piso-teto, as cortinas de ar ou sistema de dutos.

#4 Instalações

Nessa etapa, são realizadas todas as instalações necessárias para iniciar o uso dos equipamentos e vivenciar, na prática, a experiência de climatizar um ambiente naturalmente quente – o impacto é notável. 

Para cada tipo de equipamento há um tipo de instalação e no caso dos climatizadores é comum que seja feita a instalação no teto ou na parede para poupar espaço e garantir a eficiência mesmo assim. 

Manutenção do projeto de climatização em cozinhas industriais

Por fim, também é importante saber que existem normas regulamentadoras que buscam especificar as manutenções que devem ser feitas no sistema de climatização. Pela lei, deve haver uma frequência específica de manutenção de filtros e aparelhos conforme cada local e suas especificidades.

Conferir mais artigos