Você sabe o que faz um técnico de refrigeração e climatização?

A maioria das pessoas quando assumem o que faz um técnico de refrigeração e climatização se resumir a apenas consertar unidades de ar condicionado e aquecedores. No entanto, existem outros aspectos do trabalho técnico que não são tão óbvios. Em geral, os técnicos fornecem um serviço especializado valioso para proprietários e empresas. Esses serviços provavelmente serão mais procurados na próxima década com o aumento da procura pelos equipamentos. Por isso, este artigo irá detalhar o que faz um técnico de refrigeração e climatização, além das perspectivas futuras para esses serviços.

Funções básicas do trabalho

Antes de tudo, para entender o que faz um técnico de refrigeração e climatização, é preciso entender os deveres gerais, onde incluem instalação, manutenção e reparo de sistemas de aquecimento, climatização, ar e refrigeração. Os técnicos podem ser obrigados a realizar várias tarefas menores nessas áreas gerais de trabalho. Além disso, algumas empresas na área de climatização concentram seus serviços apenas em reparo ou instalação. Eles também podem se especializar em micro-nichos, como painéis solares, aquecimento à base de água e refrigeração comercial.

Algumas das funções comuns dos técnicos de climatização incluem:

  • Equipamento de solução de problemas para determinar a origem do mau funcionamento;
  • Concluir a instalação e os reparos de acordo com os códigos municipais e municipais aplicáveis;
  • Auxiliar as equipes de desenvolvimento de produtos, aconselhando-as sobre os aplicativos necessários;
  • Planejar e executar a instalação da fiação;
  • Realizar teste, lubrificação e regulagem nos sistemas de refrigeração e climatização.

Os técnicos de climatização também podem ser obrigados a realizar manutenção regular de sistemas de aquecimento e ar condicionado. Isso abrange a limpeza de dutos, a verificação dos níveis de fluido e a instalação de novos filtros.

Um outro aspecto importante do trabalho do técnico é fornecer atendimento ao cliente. Embora os técnicos sejam treinados para trabalhar com máquinas, eles também precisam interagir com as pessoas diariamente. Os técnicos terão que estar atentos às necessidades dos clientes para determinar quais trabalhos são necessários e manter a integridade da imagem de sua empresa.

Os perigos do trabalho

Os técnicos de climatização estão sujeitos a uma série de condições potencialmente perigosas. Os técnicos geralmente precisam trabalhar em áreas apertadas, em escadas altas perto do teto ou nos telhados das casas. Eles podem ser expostos ao clima desfavorável por longos períodos de tempo. Por serem imóveis sem climatização funcionando, também estão sujeitos às temperaturas extremas de calor ou frio existentes no interior de um local. Outros perigos incluem trabalhar com os produtos químicos nocivos existentes nas unidades de aquecimento e resfriamento. 

Como técnico de climatização, você deve certificar-se de utilizar EPIs, como usar roupas de proteção adequadas e descartar adequadamente os agentes químicos usados, além de estar bem informado sobre os regulamentos ambientais que controlam como esses fluidos devem ser usados.

Existem alguns riscos mais sérios para os técnicos que podem ser potencialmente fatais, pois eles podem ser expostos ao monóxido de carbono, que pode ser venenoso, frequentemente entram em contato com a fiação, correm o risco de serem eletrocutados, também podem sofrer outros tipos de queimaduras e escoriações na pele. Embora existam riscos associados ao trabalho, geralmente é realizado com segurança, desde que sejam tomados os devidos cuidados.

Em suma, o trabalho de muitos técnicos possui jornadas em tempo integral, além da atuação neste campo também requer um longo tempo de viagem, pois os técnicos são obrigados a se deslocar de um local de trabalho para outro.

Perspectivas do mercado de trabalho

Trabalhar como técnico de climatização pode ser uma carreira muito satisfatória. Esta posição oferece a oportunidade de trabalho estável, pois há espaço para muitos novos técnicos entrarem em campo. Ser um técnico também paga bem e vale o investimento em treinamento e educação. Se você está interessado em trabalhar com equipamentos de climatização e gosta de trabalhar com as mãos, esta pode ser a escolha de carreira para você.

Por isso, aprender sobre os principais requisitos, deveres, responsabilidades e habilidades irá te trazer satisfação e crescimento na área. Além disso, ao ingressar em empresas como a Smart Air, você poderá encontrar uma gama de produtos para trabalhar e será valorizado pelo seu trabalho e ética.

Conferir mais artigos