Em uma escola, tanto os alunos,quanto os professores passam grande parte do seu tempo em sala de aula e para que se tenha um ambiente agradável de se estudar/trabalhar é necessário que o espaço esteja devidamente climatizado.
Claro que não é só isso que vai proporcionar ou não um bom ambiente de realizar atividades escolares, mas certamente contribuem e muito para o melhor aproveitamento dos alunos.
Após a pandemia da covid-19, muitos municípios melhoraram a sua infraestrutura e certamente uma das principais mudanças, certamente foram as salas de aula com ar-condicionado, tendo em vista, que até 2020, a grande maioria das salas de aula, o único equipamento de climatização da sala de aula eram os ventiladores e que em muitas instituições nem estes funcionavam.
E não ter esse espaço ideal, juntando com vários outros fatores, faz com que o aluno não tenha o melhor aproveitamento em sala de aula, claro que esse, mesmo sendo um problema muito importante de ser debatido, para que cada mais escolas tenham suas aulas devidamente climatizadas, sabemos que o problema com a educação vai muito além disso e são esses outros fatores que devem ser dado a real importância.
Afinal, quais são os principais benefícios de se ter uma sala de aula climatizada?
Como acredito que já tenha ficado bem claro, se ter uma sala de aula devidamente climatizada, é algo que só tem a acrescentar para o aproveitamento em sala de aula e vamos concordar que isso é o mínimo de conforto que o estudante, professores e demais funcionários merecem.
Ambiente saudável para se ter aula
É bom recordar algumas coisas para que se entenda a real importância e o quanto ter uma climatização decente em sala de aula faz a diferença. O aluno tem que ficar na escola por volta de 4 a 5 horas, sendo na sua grande maioria do tempo sentado.
E no caso do professor, é ainda pior, visto que este fica em pé em sua grande maioria das vezes e constantemente se locomovendo, isso mesmo que seja em uma distância relativamente curta, por se ter uma grande quantidade desse mesmo ciclo, faz com que seja cansativo e fazer tudo isso, em um clima sem nenhuma climatização e com o sol refletindo em sala de aula, faz com que todo esse cansaço triplique, tanto para o professor, quanto para o aluno.
E os alunos infelizmente, na sua grande maioria não estão muito focados em sala de aula, ainda mais dependendo da idade e ter esse fator “calor”, faz com que o aluno fique ainda mais disperso e consequentemente não tenha o rendimento esperado.
Sendo assim, ter esse espaço com uma temperatura agradável, faz com que todos os presentes se sintam melhor inconscientemente, no sentido de que, tanto o professor, quanto o aluno, nem têm noção do quanto está sendo beneficiado, pois só está sentindo e por o ser humano ser muito adaptável, isso faz com que a pessoa nem pense mais nisso, porque quando você está com calor, naturalmente o corpo sente e logo vem a necessidade de se refrescar, quando isso não acontece, seu corpo começa a expressar reações, quando essa demanda é suprida, seu corpo relaxa e, todo o foco fica exclusivamente para o que deve ser feito, no caso estudar e ensinar.
Melhora o rendimento acadêmico
Essa melhoria no rendimento acadêmico fica ainda mais em evidência, em períodos de prova, pois algo que praticamente todos os estudantes já passaram em algum momento foi realizar uma prova com o sol batendo no rosto e a sala de aula muito quente, isso com certeza, faz com que o foco e aproveitamento na prova seja prejudicado.
Mas claro, a mudança começa a surtir efeito, como falado anteriormente, na própria sala de aula, nas aulas normais, visto que não existe mais a preocupação da climatização da sala de aula, por parte do aluno e isso faz com que o estudante, consiga ter um foco ainda maior.