Aprenda agora como fazer um projeto de climatização

A solução para muitos, quando o clima em um determinado ambiente não está o ideal, é tentar por conta própria buscar um equipamento que supra a necessidade, podendo ser esse um ar-condicionado, aquecedor ou um climatizador, no entanto, essa decisão pode acabar gerando muitas dores de cabeça do futuro para o proprietário do ambiente, pois não houve o devido cuidado, tanto no que diz ao aproveitamento referente ao espaço, quanto a utilização dos melhores equipamentos para a demanda desejada.

E para que se consiga fazer um projeto de climatização adequado, ao contrário do que muitos pensam, existe a necessidade da contratação de profissionais capacitados, visto que existem diversos fatores que devem ser levados em consideração, além disso, caso exista qualquer imprevisto na instalação do equipamento, o problema poderá ser resolvido com tranquilidade.

Afinal, como fazer um projeto de climatização?

Para que o projeto de climatização seja realizado com sucesso, como falado anteriormente, existe a necessidade do profissional capacitado, identifique alguns fatores, desde aspectos voltados ao ambiente, quanto dos equipamentos que serão utilizados e tudo que os permeiam, estes serão apresentados a seguir.

Área total do ambiente a ser climatizado

O primeiro fator a ser levado em consideração é a área em si que o(s) equipamento(s) serão instalados, para que a escolha seja a melhor possível e o equipamento disponha do melhor aproveitamento possível do espaço em que foi instalado, pois um erro muito frequente, é negligenciar esse fator e por o equipamento não ser adequado para o ambiente, o seu gasto de energia será maior do que esperado.

Isolante térmico a ser utilizado

Esse é um fator muito importante, pois impacta diretamente na durabilidade, eficácia e na economia do equipamento no ambiente a ser instalado, a utilização do isolante térmico para quem não conhece a sua utilidade, é minimizar a absorção de temperaturas externas, isso faz com que não haja qualquer oscilação da temperatura do equipamento, enquanto estiver em funcionamento, sendo isso, um fator que quando o projeto de climatização não foi bem planejado, faz com o que o gasto de energia elétrica do equipamento, seja bem mais alta do que o gasto normal.

Quantidade de pessoas comumente presentes no ambiente

Esse é outro fator que muitos negligenciam, por falta de conhecimentos prévios, mas saber a quantidade de pessoas que normalmente frequentam o ambiente, é muito importante, pois  a temperatura corporal de cada um, influencia diretamente o desempenho em si do equipamento e para isso, é necessário dimensionar o equipamento, proporcionalmente referente a quantidade de pessoas presente no ambiente.

Aberturas no ambiente

Dentre todos os fatores a serem levados em consideração, este é o que se mais levam em consideração, pois algo amplamente divulgado referente aos principais climatizadores, é que sua utilização, em grande maioria dos casos, exige que o espaço esteja devidamente fechado e no caso, quando existe algumas aberturas no ambiente, o recomendado é que haja a devida obstrução de tais aberturas, para que o equipamento funcione de maneira adequada, pois caso contrário, assim como nos demais fatores, o gasto de energia do equipamento é maior.

Energia necessária para a utilização do equipamento(s)

Essa é uma informação primordial para o proprietário do ambiente, pois terá noção direta de qual será o gasto médio da utilização do equipamento e com essa informação o profissional verá a melhor maneira de realizar a distribuição em todo o ambiente.

Escolha dos equipamentos 

Ficou evidente que esse passo deve ser feito no momento certo, pois comprá-lo(s) sem levar em consideração os fatores listados acima, faz com que a sua utilização muitas vezes não seja a ideal e seu gasto  de energia certamente  também não será o recomendado. 

Para isso, essa função no projeto de climatização é atarefado ao profissional capacitado, para que de acordo com as informações coletadas referentes aos aspectos já listados, seja requisitado o produto(s) ideal(is) para o ambiente.

Relatório técnico

Todos os fatores até aqui listados, são devidamente protocolados em um relatório feito pelo próprio profissional responsável pelo projeto de climatização, a fim de elaborar a melhor maneira de realizar a instalação dos equipamentos.

Algo que o proprietário deve sempre levar em consideração ao contratar uma empresa responsável pelo projeto de climatização, é estabelecer no contrato, um pós serviço satisfatório, para que se tenha a devida segurança, em que caso haja qualquer imprevisto com a instalação, se tenha o devido respaldo e assistência técnica.

Conferir mais artigos