Existem diversos modelos de equipamentos, cuja função é a climatização de um ambiente, podendo ser utilizado para estabelecer uma temperatura: baixa, alta, ambiente. E algo que deve estar presente em todos esses equipamentos, é o mecanismo de filtragem do ar, que como seu próprio nome deixa bem subentendido, realiza o filtro de todo o ar do ambiente.
A filtragem de ar, por muitos anos não foi visto como uma característica muito importante nos equipamentos climatizadores, digo na visão dos leigos, por não ver uma diferença tão clara no dia a dia, justamente por serem substâncias que não conseguimos ver a olho nú e fica difícil saber quando estão ou não presentes no ambiente, mas que certamente sentimos quando estes nos afetam (vírus, poeira,etc.).
E foi somente depois da pandemia, onde tínhamos que ficar em casa e estabelecer algum controle do ar que está entrando em nosso lar, que começou a ficar em destaque essa grande qualidade de muitos climatizadores.
Desde então, quando se pensa em comprar equipamentos climatizadores, um dos fatores que certamente é levado em consideração, é o funcionamento da filtragem do ar e tudo que permeia a sua qualidade.
Mas afinal, como funciona de fato a filtragem do ar?
Antes de irmos para os processos da filtragem de ar, é bom reforçar o que é a filtragem do ar, para que não fique com o conceito de somente um mecanismo que realiza o filtro do ar que entra no ambiente. Claro que isso certamente é uma das suas atribuições, mas não só essa e é isso que evidenciar.
O filtro do ar, também atua diretamente na durabilidade de um equipamento, visto que quando essas impurezas que são filtradas, estas passam em direção ao motor e caso, não se tenha a devida filtragem, essas substâncias nocivas afetam o rendimento e qualidade do motor, que é a peça chave para o funcionamento da grande maioria dos climatizadores.
Agora vamos para os procedimentos da filtragem de ar.
Recepção das impurezas
Para que possa dar início aos processos de filtragem de ar, é necessário que as impurezas, adentre ao equipamento, trazendo assim, um ar totalmente contaminado.
Elemento filtragem
Nesse próximo passo, após a recepção das impuras do ar, este passa por um material que compõe o filtro chamado elemento filtragem que tem como função reter todas as substâncias nocivas contidas no ar (impurezas, poeiras, fungos), além da retenção de toda água e óleo que compõe o equipamento.
Emissão do ar limpo
E o último passo, é o resultado de todo esse processo, onde se é recepcionado o ar impuro e depois dessa filtragem, o ar que circula o ambiente sai limpo, somente um fator importante de se destacar, é que até os melhores filtros, não garante a filtragem de 100% das impurezas.
Fatores que devem ser levados em consideração ao comprar uma filtragem de ar
Ao se comprar qualquer utensílio hoje em dia, é importantíssimo levar em consideração todos os fatores que compõem o equipamento, para que este possa atribuir a sua função ideal, porque algo que acontece muito é a displicência em relação às características da filtragem de ar e não se ter o resultado esperado.
Vazão
Esse é o primeiro fator a ser levado em consideração, para aqueles que não conhecem o que é um vazão, este caracteriza o quão rápido o ar será filtrado, de acordo com o tamanho do espaço, então, é importante ter em mente as dimensões do espaço em que se almeja colocar um climatizador, para que se faça o comparativo e veja se o filtro está compatível com o tamanho do espaço que se almeja instalar o equipamento, porque caso contrário, o ambiente não será tão bem resguardado.
Sistema de filtragem
Esse é outro fator que também deve ser levado em consideração, ainda mais que este abre uma gama maior de possibilidades, pois existem diversos tipos de sistemas de filtragem, onde cada um tem sua característica específica (vantagens e desvantagens) e tais sistemas são os seguintes: Íons, Ozônio, Alta temperatura e esterilizadores.
Certificação de eficiência
A certificação de eficiência da filtragem de ar, começou a ser ter um rigor maior na veracidade da qualidade do equipamento, depois da pandemia, visto que muitas empresas começaram a produzir diversos filtros de ar, com o intuito de suprir a demanda, no entanto muitos desses modelos não atendem as especificações que uma boa filtragem de ar deve ter, então, quando se for comprar preste atenção se existe alguma certificação (testes) que comprovam a eficiência do equipamento.