Aprenda tudo sobre o que é exaustão de ar e como funciona

Manter o controle do fluxo de ar ou ventilação em edifícios, principalmente ambientes mais fechados, é importante para que a qualidade do ar interior seja adequada, e consequentemente, deixar o interior do ambiente mais confortável e saudável, pois em épocas do ano mais secas, afetam quem possui problemas respiratórios como rinite, bronquite e asma.

Para entender melhor sobre a qualidade do ar em ambiente interno, o que é exaustão de ar, como funciona e sua importância, acompanhe as informações a seguir.

Mas afinal, o que é exaustão de ar?

O exaustor de ar são aparelhos utilizados para a ventilação com excesso de temperatura, umidade, vapores, fumaça, mofo, odores, entre outros poluentes. Os sistemas de ventilação predial são equipados com exaustores que trabalham para retirar o ar dos prédios de locais estratégicos, onde é provável que se acumule ar de baixa qualidade, úmido ou poluído.

Exemplos típicos de sistemas de exaustão de ar no ambiente doméstico incluem exaustores de banheiro para evitar o acúmulo de umidade e problemas de mofo associados e exaustores de cozinha para remover fumaça de cozimento, odores e ar desoxigenado – além desses ambientes serem propícios a ter bactérias no ar.

O exaustor de ar pode ser essencial para ambientes maiores, em galpões industriais ou estabelecimentos comerciais de grande dimensão. Quando instalados nestes ambientes, há uma melhora considerável na qualidade de ar, o que contribui para manter um ambiente mais profissional, agradável e produtivo.

Como funciona o reabastecimento natural da exaustão de ar

A qualidade do ar interno deteriora com o tempo e deve ser continuamente removido e substituído. A remoção contínua de ar através de exaustores reduz a pressão interna e cria uma diferença de pressão entre o interior do edifício e o ambiente externo. O fluxo de ar é impulsionado pela diferença de pressão com o ar fluindo de regiões de alta para baixa pressão. O ar ambiente será, portanto, aspirado naturalmente através de quaisquer aberturas na envolvente do edifício como portas, janelas, aberturas ou fugas – a partir das quais o ar é evacuado de forma mecânica.

O reabastecimento natural descontrolado do ar de exaustão pode ser uma ferramenta de ventilação eficaz e energeticamente eficiente em certas situações em que o ar ambiente é de qualidade adequada. Porém, em situações em que o ar ambiente é muito quente ou frio, úmido ou contém poluição em excesso, pode ser indesejável permitir que esse ar entre naturalmente na edificação.

  • Unidades de ar de reposição 

Quando não há possibilidades da entrada natural do ar no ambiente, deve ser feito através de meios mecânicos com ventiladores que puxam o ar para o sistema de ventilação. A recirculação é tipicamente mais eficiente em termos de energia.

As Unidades de Ar de Reposição, conhecidas como MAUs, agem para reabastecer completamente o ar de exaustão com ar ambiente condicionado (sem recirculação). As MAUs aspiram o ar ambiente para dentro do edifício através de uma série de fases de condicionamento (filtração, ajuste de temperatura e umidade) e substituem completamente o ar expelido.

Qual a importância dos filtros de ar para exaustão?

Para repor o ar com qualidade, o exaustor de ar conta com a ajuda de filtros de ar, que são capazes de separar o ar puro de impurezas e outros vestígios que prejudiquem a respiração. Isso evita doenças respiratórias, não causa desconforto e nem que odores transitem pelo espaço. Como o ar quente é mais leve, a ferramenta filtra o ar frio com mais força e sem muito esforço.

Por fim, é necessário notar que há produtos com diferentes finalidades, por isso é preciso levar em conta a quantidade de  público no local, objetos ou materiais que nutrem com mais facilidade o ar frio, o tamanho do ambiente e outros detalhes que afetam a circulação e qualidade do ar dentro de um ambiente.

Onde encontrar exaustores para sua propriedade?

Agora que você tem noção sobre o que é exaustão de ar e sua importância, conheça a Smart Air, empresa que possui diversas linhas de produto, sempre garantindo o melhor custo-benefício do mercado. Garantimos produtos que não agridem o ambiente, renovando o ar e promovendo a qualidade do ar e conforto térmico.

Conferir mais artigos