Climatizador de ar para empresas: um guia completo

Com uma circulação intensa de pessoas, armazenamento de produtos e materiais e um fluxo de clientes, é natural que uma empresa precise manter a temperatura bem regulada e o ar sempre renovado.

Essa deve ser uma preocupação da gestão sempre, pois impacta diretamente no bem estar, conforto e produtividade de todos que passam e ficam no ambiente. Dessa forma, o projeto de climatização surge como um fator primordial para o bom funcionamento de empresas, indústrias, galpões e diversos outros tipos de organizações.

O projeto de climatização tem a finalidade de estruturar estrategicamente uma infraestrutura para o local com aparelhos que permitem que a situação do ar seja favorável em termos de temperatura, pressão e umidade.

E um dos aparelhos mais importantes é o climatizador de ar para empresas. É dele que vamos falar hoje a fim de te mostrar todos os detalhes sobre esse investimento no seu  negócio.

O que são climatizadores de ar?

Climatizadores de ar são equipamentos cuja função é resfriar o ambiente, regular a umidade do ar e purificá-lo, retendo impurezas. 

Através de um sistema evaporativo, o climatizador de ar para empresas capta o ar e faz com que ele entre em contato com os painéis evaporativos tipo colmeia, tornando o ar mais limpo e fresco, que é devolvido para o ambiente também mais úmido.

Esses aparelhos não utilizam gases como no caso do ar-condicionado, e por funcionarem a base de água e ar são considerados ecologicamente corretos. Além disso, possuem um gasto energético reduzido.

Como traçar um projeto de climatização?

O projeto de climatização deve ser traçado junto a uma empresa especializada que possa prestar o serviço de ponta a ponta, isto é, desde uma avaliação do local até a instalação dos aparelhos nos locais mais adequados.

Esse projeto envolve uma análise da rede elétrica e da fiação do ambiente, assim como da estrutura das paredes e uma análise também do fluxo de pessoas que passam pelo local e fontes geradoras de calor a fim de instalar o aparelho ideal no melhor local, visando a melhor eficácia.

Os especialistas farão um desenho técnico projetando o resultado final esperado e com base nisso serão feitas as instalações.

É válido lembrar que existem leis e normas no Brasil que regulamentam a renovação de ar em função da saúde pública, portanto o projeto deve estar em conformidade com essas determinações.

Qual a importância da climatização de ar em empresas?

Você já deve saber que um ambiente climatizado tem benefícios claros e que é muito mais agradável estar em um lugar cuja temperatura é equilibrada, do que passar calor ou sentir frio. Entretanto, o uso de climatizador de ar para empresas proporciona benefícios específicos para esse tipo de local. Entenda:

#1 Renovação de ar

Como vimos antes, a legislação brasileira determina a necessidade de um projeto de climatização que conte com um sistema de renovação de ar, pois o ar acumulado em local fechado pode ser prejudicial à saúde. 

Dessa forma, o uso do climatizador é uma forma excelente de garantir a purificação do ambiente, primeiro porque não precisa ser usado em locais fechados, e segundo porque seu mecanismo de funcionamento atua na higienização do ar. 

#2 Conforto térmico

O conforto térmico é fundamental para funcionários e, é claro, para os clientes. Um local com foco de calor ou mesmo odor indesejado pode afastar os clientes ou fazer com que eles fiquem menos tempo dentro do local.

Além disso, o desconforto térmico atrapalha o rendimento do trabalho dos colaboradores, que precisam de todos os recursos a seu favor para ter o melhor desempenho em suas tarefas.

#3 Mais produtividade

E por falar em bom desempenho, o aumento da produtividade é mais um dos benefícios do uso do climatizador de ar para empresas, pois um ar viciado pode causar sonolência e dor de cabeça, gerando indisposição e afetando diretamente a produtividade de uma equipe. 

#4 Prevenção de doenças

A purificação e limpeza do ar são formas de prevenir a proliferação de doenças transmitidas por via aérea. Sabe-se, especialmente depois da pandemia de COVID-19, quão transmissíveis essas enfermidades podem ser quando não há uma boa circulação e renovação do ar.

Essa é uma funcionalidade de destaque no climatizador de ar para empresas, pois estará sempre fazendo a manutenção da saúde do ar e auxiliando a manter a saúde daqueles que possuem complicações respiratórias, que tendem a ser agravadas com o uso de ar-condicionado.

Como escolher um climatizador de ar para empresas?

Para escolher o climatizador de ar ideal para a sua empresa, é preciso traçar um bom plano de climatização, entendendo a demanda do local conforme sua metragem e fluxo de pessoas, bem como tipos de produtos que serão armazenados, se for o caso.
Atualmente, os climatizadores podem ser encontrados para instalação na parede, no teto ou para uso de forma portátil. A potência varia conforme o modelo e você encontra diferentes possibilidades de atender à sua demanda.

Conferir mais artigos