Climatizador evaporativo ou ar condicionado? Veja os principais pontos para você adquiri-los

Durante os meses quentes de verão, manter-se fresco e tornar sua casa um ambiente confortável é uma prioridade máxima. Porém, escolher o melhor equipamento que garanta o relaxamento e a fuga do calor nem sempre é tão fácil. Quer seja um climatizador evaporativo ou ar condicionado, ambos são comercializados como uma solução eficaz para resfriar o seu ambiente, mas o ponto principal da questão é saber qual o equipamento se adequa mais a sua realidade.

Na verdade, há uma série de diferenças importantes entre o climatizador evaporativo e o ar condicionado a serem consideradas. Compreender essas diferenças pode ajudá-lo a decidir qual dispositivo de resfriamento atenderá melhor às suas necessidades.

Como o ar condicionado funciona?

O ar condicionado resfria as casas removendo o ar quente e adicionando ar mais frio. Seja uma unidade central, unidade portátil ou unidade de janela, todas consistem em um circuito de diferentes bobinas ou tubos, que continua de dentro para fora da casa, onde um refrigerador químico circula por esse circuito e faz com que o calor dentro de casa seja absorvido e enviado para fora. À medida que isso ocorre, o ar condicionado também libera ar frio e seco para diminuir ainda mais a temperatura interna e, ao mesmo tempo, diminuir a umidade.

Um ar condicionado é um sistema fechado. Para que a unidade funcione de forma eficiente, as janelas e portas da casa precisam estar fechadas. Janelas ou portas abertas permitirão a saída de ar resfriado e a entrada de mais ar quente, forçando o ar condicionado a funcionar por mais tempo para manter uma temperatura interna mais baixa.

Como o climatizador evaporativo funciona?

Os climatizadores evaporativos também resfriam o ar, mas usam um processo diferente das unidades de ar condicionado. O processo consiste em usar água e um ventilador para diminuir a temperatura de uma sala. Pense em como seu corpo se sente quando você sai do chuveiro. À medida que a água da pele evapora, você se sente mais fresco. Este mesmo princípio pode ajudar a explicar como funciona um climatizador evaporativo.

Dentro de um refrigerador evaporativo, as almofadas são embebidas em água. Em seguida, o ventilador puxa o ar quente de fora sobre as almofadas úmidas do equipamento. À medida que a água evapora das almofadas, a temperatura do ar diminui. O ventilador do climatizador empurra o ar frio para o resto da sala. A eficácia de um resfriador evaporativo pode variar com base na temperatura externa inicial. Quanto maior a temperatura, mais significativa será a queda de temperatura.

Diferenças entre o climatizador evaporativo e o ar condicionado

Se você sofre com alergia devido ao tempo seco e está em dúvida entre o climatizador evaporativo ou ar condicionado, certamente um ótimo ponto do climatizador evaporativo é que ele traz umidade para o ambiente, ou seja, diminui o clima seco. Isso ocorre pois, os climatizadores evaporativos reduzem a temperatura de uma sala, passando o ar quente sobre almofadas de resfriamento úmidas. À medida que a água evapora, a temperatura interna diminui. No entanto, a evaporação da água também aumenta a umidade interna, umidificando o ar.

Uma grande diferença entre a unidade de resfriamento evaporativo e o ar condicionado é que você pode usar um refrigerador evaporativo externo, enquanto o uso do ar condicionado é somente interno. O efeito de instalar um refrigerador evaporativo do lado de fora será semelhante ao de sentar-se à beira de um lago com o ar mais frio da água soprando sobre você.

Outro ponto principal é a questão da manutenção, pois embora o climatizador de ar  possa ter custos de instalação e operação mais baixos, uma importante diferença entre o ambos equipamentos está relacionada à manutenção que cada unidade requer. Mesmo um pequeno climatizador evaporativo precisará de manutenção regular. À medida que a água passa pela unidade, ela pode depositar minerais e sedimentos que podem interferir no seu funcionamento adequado, por isso, precisa ser limpo pelo menos uma vez em cada estação do ano. Além disso, suas diversas peças precisam ser examinadas durante a estação de resfriamento, incluindo a bomba, o filtro e o reservatório.

Embora os condicionadores de ar também devam ter manutenção adequada, eles não requerem tanta atenção quanto um refrigerador evaporativo. Normalmente, agendar uma verificação anual do seu equipamento com um profissional é suficiente, junto com alguma manutenção básica necessária para um ar condicionado portátil. A bandeja de coleta de água de uma unidade AC deve ser drenada regularmente.

A empresa capaz de resolver seus problemas

Você pode até estar com dúvida entre o climatizador evaporativo ou ar condicionado, porém, não deve haver dúvida em qual  loja comprar, para isso, venha para a Smart Air, empresa onde você pode encontrar diversas linhas de produtos de climatização que se adequem melhor ao seu ambiente. Além disso, contamos com especialistas para auxiliá-lo com o equipamento.

Conferir mais artigos