Climatizador ou ventilador de teto: qual a melhor opção?

Uma pergunta clássica para qualquer consumidor que deseja climatizar um ambiente é: climatizador ou ventilador de teto? Qual aparelho vai resolver o foco de calor com mais efetividade?

Na hora da escolha, fatores diversos podem influenciar, como a capacidade do aparelho, seu custo de aquisição, instalação e manutenção e até mesmo o espaço disponível no ambiente para dispor o produto.

Hoje, iremos falar sobre as dúvidas que giram em torno dessa decisão. Confira:

Climatizador ou ventilador de teto: qual a diferença?

Para começar, é preciso entender qual é a diferença entre climatizador e ventilador de teto na prática, pois os dois aparelhos têm funcionamento diferentes.

Como funciona um ventilador?

Como o nome sugere, o ventilador gera vento e portanto somente ventila o ambiente, circulando o ar através das hélices. Assim como o climatizador e o ar-condicionado, o ventilador funciona em conexão com a rede elétrica do local. 

Dessa forma, o ventilador não reduz a temperatura do ambiente, apenas trabalha na ventilação. Em locais de muito calor ou naqueles em que há necessidade de renovação do ar, o ventilador pode ser pouco funcional, mesmo o de teto.

Como funciona um climatizador?

Por outro lado, o climatizador de ambientes conta com um sistema apto a purificar o ar e torná-lo mais úmido e fresco.

Através do reservatório de água gelada ou gelo e dos painéis evaporativos, o ar passa pelo mecanismo interno do aparelho e é devolvido ao ambiente com a temperatura reduzida, úmido e limpo.

Quais os tipos de ventilador e de climatizador?

Se você está pesquisando respostas para escolher entre climatizador ou ventilador de teto, tenha em mente que existem diferentes tipos de modelos para cada caso. Falaremos sobre cada um deles a seguir.

Tipos de climatizador

É possível encontrar modelos de climatizador que variam conforme o tipo de propulsão de ar, tipo de saída de ar, posição de saída de ar e tipo de instalação.

As saídas de ar podem ser preparadas para dutos, pré dutadas ou diretas. A posição de saída pode ser inferior, lateral ou superior. Por fim, a propulsão de ar pode variar entre axial, siroco ou centrífugo.

No que diz respeito aos tipos de climatizadores classificados por tipo de instalação, você encontra:

  • De parede;
  • De teto;
  • Industrial;
  • Portátil.

Tipos de ventilador

Os ventiladores possuem o mesmo mecanismo de funcionamento e são diferenciados por tipos de instalação e tamanho. Veja:

  • Ventilador de mesa;
  • Ventilador de teto;
  • Ventilador de coluna;
  • De torre;
  • De parede.

Para cada um dos tipos, é possível encontrar modelos chamados de “turbo” por terem potência maior.

Climatizador ou ventilador de teto: qual a melhor opção?

Se você chegou até aqui e ainda não sabe se vai ser melhor para você optar pelo climatizador ou ventilador de teto, vamos esclarecer algumas dúvidas que podem ter restado. 

Para saber qual a melhor opção, leve em conta a metragem do local, pois se o espaço for muito grande o ventilador de teto não irá suprir a necessidade.

Além disso, tenha em mente que os climatizadores possuem benefícios extras que os ventiladores não possuem, como por exemplo o fato de ele realmente baixar a temperatura e purificar o ar através do seu sistema evaporativo.

Apesar de o consumo energético ser um pouco maior no caso do climatizador, quando comparamos o gasto com ventiladores, o climatizador ainda assim apresenta um melhor custo benefício.

Veja outros benefícios do climatizador que podem influenciar sua escolha:

  • Pode ser portátil;
  • Resfria o ar baixando a temperatura;
  • Não precisa que o ambiente esteja completamente fechado para funcionar;
  • É funcional para renovação de ar;
  • Faz menos barulho do que o ventilador;
  • Em alguns casos, não exige instalação.

Esperamos que tenha ficado mais fácil para você escolher entre climatizador ou ventilador de teto com essas informações importantes!

Lembre-se, em ambientes laborais e com fluxo intenso de pessoas, a regulação térmica não é o mais importante, sendo que o que deve ser levado em conta para a segurança do local é a renovação do ar. 

Sem a renovação do ar em um ambiente climatizado, pode ocorrer a proliferação de vírus e bactérias, ocasionar dores de cabeça e indisposição nos indivíduos.

Analise com parcimônia o espaço que será climatizado e tome a melhor decisão!

Conferir mais artigos