Climatizadores evaporativos: como funciona?

Quando estamos em um ambiente climatizado, com a temperatura equilibrada e o ar puro, nosso corpo sente mais disposição e vivenciamos uma experiência mais agradável, podendo passar horas nesse mesmo local sem sentir nenhum incômodo.

Por outro lado, quando há desconforto térmico e falta de renovação do ar, a tendência é a sensação de sonolência, dor de cabeça e cansaço excessivo. Ou seja, nos tornamos imediatamente cansados e improdutivos.

Buscando trazer esse balanceamento ideal entre temperatura e qualidade do ar, muitas empresas e residências usam aparelhos como os climatizadores evaporativos. 

Por isso, saber tudo sobre climatizadores evaporativos, como funciona e como pode ajudar na qualidade do ambiente é o primeiro passo ideal para começar seu projeto de climatização.

O que é um climatizador evaporativo?

Um climatizador evaporativo é, conforme o nome sugere, um aparelho que funciona através de evaporação. Dessa forma, através de painéis evaporativos de celulose,  o ar captado passa pelo processo evaporativo e é devolvido ao ambiente mais fresco.

Além de reduzir a temperatura do ar, o climatizador evaporativo também atua na purificação e umidificação do ar, equilibrando os níveis de umidade e filtrando impurezas.

Climatizadores evaporativos: como funciona?

Como vimos antes, para saber tudo sobre climatizadores evaporativos e como funcionam, basta entender seu mecanismo evaporativo. É claro que existem outras peças primordiais para garantir o funcionamento do sistema, mas é o sistema de filtragem e ventilação que faz a mágica acontecer.

O aparelho já proporciona uma diferença no ar do ambiente no momento em que é ligado, fazendo mais do que apenas circular o ar. Basicamente, é através da água fria e dos painéis evaporativos que o ar quente se torna mais frio, úmido e puro depois de passar pelo climatizador. 

É válido mencionar que o equipamento não borrifa água no ambiente e nem solta água de nenhuma maneira. Além disso, alguns modelos contam com a opção de aquecer o ambiente, e isso não faz com que a funcionalidade de filtragem desapareça!

Por que usar climatizador de ar? 4 Benefícios

Agora que você sabe tudo sobre climatizadores evaporativos e como funcionam, entenda como esse aparelho pode beneficiar diferentes ambientes no dia a dia, na prática. Afinal, sabemos que o climatizador é muito funcional, mas o que faz ele se destacar de outros aparelhos como o ventilador e o ar-condicionado? 

Confira abaixo!

#1 Mecanismo evaporativo é sustentável

Em primeiro lugar, um benefício inegável dos climatizadores é o fato de que seu mecanismo evaporativo é ecologicamente correto e sustentável, pois trabalha na base de água e ar, não emitindo nenhum gás poluente. 

Para empresas, essa é uma vantagem ainda maior, pois reduzir seu impacto ambiental é uma preocupação cada vez maior. Para o consumidor final, fazer a diferença no meio ambiente também é importante, e é através de medidas como essa que damos os primeiros passos. 

#2 Purificação e umidificação do ar

O fato de o mesmo equipamento que resfria o ar também purificar e umidificar ele é um benefício excelente: são 3 funcionalidades em um só aparelho.

Em ambientes com pouca ventilação, fluxo de pessoas ou pessoas trabalhando, é ideal ter um sistema de renovação de ar para garantir a saúde de todos no ambiente, evitando a proliferação de doenças de transmissão por via aérea. 

Além disso, a regulagem da qualidade do ar beneficia também aqueles que possuem problemas respiratórios que são agravados por um ar mais seco.

#3 Regulagem térmica

Apesar de ser a vantagem mais óbvia, a regulagem térmica é uma função primordial dos climatizadores e faz toda a diferença. Como vimos antes, ambientes muito quentes ou muito frios afetam diretamente nosso bem estar, causando dores de cabeça, cansaço e indisposição.

Alguns tipos de instalação e regiões do país tendem a ser ainda mais quentes, portanto garantir o conforto térmico de quem frequenta ambientes comerciais, empresariais e industriais é uma medida indispensável.

#4 Consumo energético reduzido

Para concluir, se compararmos o climatizador de ambientes com o ar-condicionado, é notável a diferença de consumo energético, sendo que o climatizador consome muito menos energia elétrica. Esse é um impacto que se deve levar em conta, pois no fim do mês um consumo alto pode causar problemas para o bolso.

Conferir mais artigos