Como dormir no calor: 7 Dicas para melhorar suas noites de sono

Sabemos como pode ser difícil pegar no sono quando está muito quente, ainda mais do que durante o dia, mas já se perguntou por que isso ocorre? Existem alguns fatores relacionados ao nosso sono que fazem com que seja mais difícil dormir e ter sono de qualidade quando sentimos muito calor. 

Hoje, falaremos sobre esses fatores e também sobre 7 dicas especiais de como dormir no calor sem precisar de um ar-condicionado. Essas são dicas baratas e práticas, para que você possa começar a implementar a partir de hoje e, assim, tenha noites de sono mais tranquilas e restauradoras.

Antes, vamos entender por qual razão é tão difícil dormir quando está quente, sendo que quando está frio não temos essa mesma dificuldade. Veja:

Por que é difícil dormir no calor?

Nosso sono está diretamente ligado a um sistema de regulação de temperatura corporal, que sofre influência direta da temperatura externa, isto é, ao nosso redor. Para que o sono comece seu ciclo, o organismo precisa dissipar calor. Justamente por isso, no calor esse esforço do corpo acaba sendo ainda maior, o que dificulta o processo de pegar no sono.

É como se, nessas noites, a gente demorasse o dobro do tempo para conseguir adormecer profundamente, parece que não encontramos uma posição confortável, a cabeça fica super quente e o suor incomoda mais a cada minuto.

Com essa soma de fatores, temos um sono menos reparador, mais curto e verdadeiramente difícil. 

Como dormir no calor: 7 Dicas para melhorar suas noites de sono

Agora que entendemos que saber como dormir no calor pode ser mais difícil do que parece, até mesmo pela questão fisiológica, conheça algumas formas de regular a temperatura sem precisar fazer grandes investimentos ou mexer na infraestrutura da casa. 

#1 Roupas leves

A primeira dica é optar por pouca roupa e roupas leves na hora de se deitar. Tecidos como algodão e seda são mais frescos e ajudam a manter a temperatura regulada. 

Dormir com tecidos pesados e escuros pode agravar a sensação de abafamento e tornar sua noite de sono mais desafiadora e incômoda.

#2 Refeições noturnas leves

Quando optamos por uma refeição mais robusta, o nosso processo digestivo demanda mais do corpo e a temperatura corporal se eleva. Além disso, a sensação de estar indigesto no calor é ainda mais chata, não é?

Por isso, recomenda-se que você opte por refeições mais leves e com alimentos de digestão menos demorada antes de dormir, além de não comer tão perto da hora de se deitar, para dar um tempo para que seu corpo inicie o processo digestivo.

#3 Use climatizador de ar

O climatizador de ambientes é uma solução muito adequada para ajudar você a dormir no calor e a ter dias mais frescos. O aparelho tem baixo consumo energético e baixo custo de aquisição, sendo uma solução muito mais viável do que a instalação do ar-condicionado. 

Esses equipamentos funcionam através de um sistema evaporativo que devolve o ar para o ambiente mais úmido, puro e fresco, com pequenas gotículas de água evaporada. 

Justamente por conter essas funcionalidades, o aparelho entrega uma solução completa para os cômodos da sua casa, podendo ser instalado na parede, no teto ou utilizado no modelo portátil.

#4 Banho frio antes de deitar

Além de auxiliar no relaxamento e alívio do estresse, um banho frio antes da hora de dormir pode ajudar a regular sua temperatura corporal e amenizar o calor, assim, você vai se deitar já mais fresco e livre do suor acumulado ao longo do dia. 

#5 Roupa de cama de algodão

Como vimos antes, os tecidos de algodão (e os de seda) facilitam a transpiração e deixam a sensação de frescor, sendo um tecido mais leve e mais adequado para a sua roupa de cama e para os seus pijamas também. 

Materiais sintéticos como poliéster são mais recomendados para o frio, então dê preferência para o que vai te deixar mais confortável em cada estação.

#6 Mantenha-se hidratado

A desidratação é muito prejudicial para o funcionamento do organismo e pode causar sintomas extremamente incômodos, como a dor de cabeça, indisposição, tonturas e cansaço extremo. 

No calor, precisamos de ainda mais hidratação pois transpiramos mais. Dessa forma, estar sempre com uma garrafa de água por perto é uma forma de te lembrar de se manter sempre hidratado.

#7 Lâmpadas frias

Essas lâmpadas são chamadas de frias justamente porque não produzem calor quando estão acesas, diferente das quentes ou fluorescentes. Por isso, optar por luzes de LED, por exemplo, é uma dica barata e acessível de como dormir no calor, pois ao final do dia a temperatura do cômodo não estará ainda mais alta em função da iluminação.

Conferir mais artigos