Como funciona climatizador de ar quente e frio: entenda!

Muito se fala sobre o climatizador para reduzir a temperatura dos locais quentes, mas precisamos falar também sobre a funcionalidade de aquecer o ambiente que muitos desses aparelhos também têm.

Contar com a versatilidade dos dois recursos em um só aparelho pode ser muito proveitoso em termos de economia e bom aproveitamento do espaço em que o climatizador ficará alocado. 

Pensando nisso, hoje iremos te explicar como funciona climatizador de ar quente e frio. 

O que é um climatizador de ar?

O climatizador de ambientes é um aparelho feito para regulagem térmica e purificação do ar. Através de um sistema evaporativo simples, o ar entra em contato com painéis evaporativos, sendo devolvido para o local com temperatura reduzida e mais úmido – além de mais limpo.

Agora você deve estar se perguntando, mas e como funciona o climatizador de ar quente e frio? Como ele esquenta o ambiente com esse mecanismo? 

O climatizador pode ser quente e frio?

Sim. Os aparelhos que têm as duas funcionalidades disponíveis contam com um sistema que faz com que você ative o modo quente somente ao tocar no botão “aquecer”, não é necessário colocar água quente para isso.

Como funciona climatizador de ar quente e frio?

O climatizador de ar quente e frio conta com a versatilidade do modo quente, o aquecedor. Em geral, pode ter diferentes tipos de velocidade para aquecer o ambiente conforme o desejo do consumidor. 

O ideal para quem escolhe um modelo desse tipo é investir em um que tenha também a função timer, para não aquecer demais o local e acabar acumulando calor. Além disso, o sistema de rodízios também é extremamente útil.

Climatizador de ar funciona mesmo?

Sim! Definitivamente o climatizador de ar funciona. Como vimos antes, seu mecanismo evaporativo é capaz de reduzir a temperatura dos ambientes enquanto também higieniza o ar. 

Entretanto, é importante mencionar que a escolha de um aparelho cuja potência atenda corretamente ao tamanho do espaço que será climatizado é o que definirá a boa performance do climatizador.

Se você optar por um equipamento que atende a locais com metragem menor e aplicar ele em um super espaço, provavelmente não vai ter o resultado esperado.

Atente para esse fator no momento da sua escolha!

Vantagens do climatizador de ar quente e frio

Listamos abaixo algumas das formas através das quais o consumidor pode se beneficiar com a aquisição e utilização de um climatizador de ar quente e frio. Saiba mais:

#1 Versatilidade

A versatilidade já é um benefício intrínseco ao climatizador, ao passo que o aparelho trabalha na manutenção da qualidade do ar enquanto resfria e cuida da regulagem térmica. Indo além disso, a multifuncionalidade de um climatizador que também é aquecedor garante ao consumidor um combo completo.

Sem a necessidade de ter outro aparelho específico para aquecer, o climatizador quente e frio pode ser usado o ano todo sem problema algum, porém sempre atentando para o que diz o manual de instruções sobre as horas ininterruptas de uso.

#2 Ideal para o ano todo

Como dissemos antes, este equipamento é ideal para usar o ano todo, nos momentos quentes e nos momentos frios. Em todas as estações, o ar estará renovado e qualificado através do sistema de funcionamento do climatizador.

Essa é uma vantagem imensa pois sabemos que a regulagem térmica não é uma necessidade exclusiva das épocas de muito calor!

#3 Modelos para todo tipo de espaço

Os climatizadores estão disponíveis no mercado em versões que buscam atender todas as necessidades, do ambiente mais espaçoso ao mais enxuto. Com a possibilidade de instalação na parede ou no teto, os aparelhos desse tipo podem ser industriais, residenciais ou tradicionais, sendo que a variação ocorre em fatores como a saída e propulsão de ar e o tipo de instalação.

Você pode poupar muito espaço de um ambiente optando pela instalação de um climatizador na parede, por exemplo.

#4 Purifica o ar

Por fim, um benefício difícil de ignorar e que já citamos antes é o fato de que esses aparelhos são responsáveis por purificar o ar devido a troca constante de ar. Quando o processo todo é feito dentro do mecanismo do climatizador, o ar é filtrado, umidificado e devolvido ao ambiente muito mais livre de impurezas, que ficam fixadas no filtro do dispositivo. 

Conferir mais artigos