Como funciona um climatizador de ar portátil? 

Os climatizadores de ar são um dos equipamentos mais eficientes para projetos de climatização residenciais ou empresariais, pois garantem não somente a regulagem térmica, mas o controle da qualidade do ar. 

Dentre os modelos, o portátil se destaca pela sua versatilidade, ao passo que pode ser aproveitado em diferentes cômodos e não requer instalação.

Além disso, o climatizador portátil tende a ser a escolha mais popular para as residências, pois sua potência costuma ser suficiente para pequenos ambientes  (quando o modelo não é industrial), além de ter o tamanho ideal para esses locais.

Se você está considerando investir em um aparelho climatizador, saiba como funciona um climatizador de ar portátil e como ele pode ajudar no seu projeto de climatização. 

O que é um climatizador de ar portátil?

Antes de falarmos sobre como funciona um climatizador de ar portátil, veja como funcionam os climatizadores em geral.

Os climatizadores funcionam através do mesmo mecanismo independentemente do modelo. 

Esse mecanismo consiste em um sistema evaporativo, nele, o ar captado entra em contato com um reservatório de água fria e com os painéis evaporativos, sendo devolvido ao ambiente com temperatura reduzida, mais úmido e mais puro.

O climatizador é considerado um dos equipamentos de climatização mais sustentáveis, pois não emite gases e basicamente funciona somente com água e ar.

Quais os outros tipos de climatizador?

Além de existirem diferentes tipos de climatizador portátil, também existem outros tipos de climatizador que possuem diferentes potências, formas de instalação, saída de ar, tamanho do reservatório e outros detalhes. 

Em geral, os climatizadores são classificados entre:

  • Portátil
  • De parede
  • De teto

Isto é, são categorizados conforme o método de instalação. Existe também a versão industrial de cada um desses modelos, que são os equipamentos mais adequados para ambientes laborais com mais fluxo de pessoas e maior metragem. 

Como funciona um climatizador de ar portátil?

A forma como funciona um climatizador de ar portátil é simples. Basta manter o reservatório sempre abastecido corretamente, posicionar o aparelho em um local estratégico, plugar na tomada e regular conforme a necessidade.

Como vimos antes, os climatizadores funcionam através de um sistema evaporativo, portanto filtram, umidificam e refrescam o ar. 

Quais os benefícios do modelo portátil?

Agora que você já sabe como funciona um climatizador de ar portátil, conheça os principais benefícios desse produto e entenda como ele pode impactar radicalmente a qualidade do ar em ambientes diversos.

#1 Baixo consumo energético

A primeira grande vantagem do modelo portátil de climatizador é o fato de que o consumo energético desse produto é muito baixo, portanto, não causa um susto no fim do mês com a conta de luz. 

Climatizadores de todos os tamanhos e potências se destacam pelo consumo energético baixo, porém os portáteis possuem um consumo ainda mais reduzido.

#2 Mobilidade

O fato de o climatizador ser portátil pode ser muito prático para residências e pequenos comércios, pois é possível alocar o aparelho em diferentes lugares ao longo do dia conforme se formam os focos de calor. 

A mobilidade também facilita muito o processo de limpeza preventiva e manutenção, pois é mais fácil de manusear o aparelho do que quando ele está instalado fixamente em uma parede, por exemplo. 

#3 Manutenção simples

E por falar em manutenção, a manutenção do climatizador de ar portátil é muito simples e barata, podendo ser feita pelo próprio proprietário. Basicamente, a manutenção consiste nas limpezas de rotina e nas ocasionais trocas de filtro, quando for necessário – demora bastante. 

A higienização desse produto garante também maior vida útil, pois por filtrar e reter muitas impurezas o climatizador precisa estar sempre bem limpo, caso contrário não tem sua máxima eficiência aproveitada. 

#4 Sem instalação

Por fim, uma vantagem que é, também, uma enorme praticidade é o fato de que o climatizador portátil não requer instalação justamente por ser portátil. Basta escolher o local para posicionar e ligar o produto e desfrutar. 

Mesmo assim, é importante mencionar que a instalação dos climatizadores de teto e parede também são extremamente simplificados, não exigindo alterações na infraestrutura do local e podendo ser feita com um custo bastante reduzido. 

Viu como a forma como funciona um climatizador de ar portátil é super descomplicada? Manter esse aparelho em uso também é muito simples, podendo ser a solução  ideal para resolver de uma vez por todas os problemas de calor, ar seco e falta de circulação de ar da sua casa.

Conferir mais artigos