Como instalar climatizador de ar industrial: seu guia completo

A climatização industrial é uma das formas mais eficientes de garantir o controle da qualidade do ar juntamente com a regulagem térmica. Esse equilíbrio é fundamental não só para o bem estar, mas também para a saúde das pessoas, especialmente nos ambientes laborais.

Além de a renovação do ar ser regulamentada por lei no Brasil em prédios públicos e privados, medidas de climatização são fundamentais para garantir melhores condições de trabalho e, assim, elevar a produtividade operacional. 

Para isso, muitos profissionais optam pelo projeto de climatização e isso envolve saber tudo sobre o produto e também saber como instalar climatizador de ar industrial, um equipamento elementar ao projeto. 

O que é um climatizador de ar industrial?

O climatizador de ar industrial é um aparelho para regulagem térmica e purificação do ar que funciona através de um mecanismo evaporativo. 

Nesse mecanismo, o ventilador interno do climatizador aspira o ar através de um painel evaporativo sobre uma bomba que mantém a água de um reservatório em circulação.

Quando o ar passa por esse sistema, ele é devolvido ao ambiente com a temperatura reduzida e umidificado.

Quais os tipos de climatizador de ar industrial?

Para saber como instalar climatizador de ar industrial, é preciso considerar que existem diferentes modelos deste produto, variando conforme suas saídas de ar, formas de instalação e outras particularidades. 

Conheça os principais tipos de climatizador industrial:

#1 De parede

O climatizador industrial de parede tem sua instalação na vertical em uma parede do cômodo do local e atende a uma metragem específica a depender da potência do modelo – é importante avaliar essa informação na hora da compra.

Esse é um modelo extremamente eficiente e recomendado para lugares com fluxo de pessoas intenso como academias, indústrias, empresas, consultórios, igrejas e outros.

#2 De teto 

Também chamados de climatizadores evaporativos axiais, esse modelo é instalado no teto ou telhado, embora também possa ser instalado em dutos com saídas na parede.

O climatizador industrial de teto promove bastante versatilidade para o projeto de climatização, além de ser muito versátil por ocupar menos espaço devido ao seu local de instalação.

#3 Portátil

Por fim, também é possível optar pelo climatizador de ar industrial portátil. Cuidado para não confundir: os climatizadores portáteis não industriais são muito comuns nas residências e resolvem pequenos focos de calor. 

Por outro lado, quando falamos de climatizador portátil industrial, falamos de um dispositivo maior e cuja potência atende a uma metragem maior. Ou seja, são tipos diferentes do produto. 

O climatizador industrial portátil é funcional pois não requer instalação, justamente por sua mobilidade, que também é um dos grandes benefícios do produto, pois pode ser aproveitado em diferentes ambientes do mesmo local. 

Como instalar climatizador de ar industrial?

Agora, vamos falar sobre como instalar climatizador de ar industrial na prática. Como vimos antes, existem diferentes modelos, e para cada um deles a instalação pode demandar diferentes particularidades. 

Entretanto, de maneira geral a instalação dos climatizadores é simples, sendo bem menos complexa do que a instalação do ar-condicionado, por exemplo. 

Veja os tipos de instalação mais comuns:

Climatizador de teto com saída para baixo

Para começar, você precisará de um suporte de telhado, duto de ar e também o defletor (que é o difusor de ar), além, é claro, do climatizador propriamente dito.

Essa é a forma mais comum de como instalar climatizador de ar industrial. Nela, o climatizador fica apoiado no suporte de talhado e o duto de ar desce pelo telhado terminando com o difusor na ponta.

Climatizador de parede com saída para o lado

Nesse tipo de instalação, o climatizador fica sobre um suporte instalado na parede, o duto sai pela parte de trás finalizando com o defletor. Nesse caso, é preciso ter o suporte de parede, um duto reto e o defletor.

Climatizador de parede com saída para cima

Com a saída para cima, consequentemente surge a necessidade de utilizar um duto com curvatura (chamado de duto caracol). Isso porque o climatizador fica sobre um suporte aplicado na parede e o duto sai pela parte de cima, ficando em 90 graus grudado na parede com a ponta de defletor.

Climatizador de parede com saída para baixo

Funciona basicamente da mesma forma que o climatizador com saída para cima, só que o duto é na parte de baixo, o que requer um tipo diferente de suporte de parede para que tudo se encaixe. 

Conferir mais artigos