Como se cuidar em períodos de calor intenso

Está claro que o planeta está ficando mais quente a cada dia que passa. Muito disso se deve ao aquecimento global causado pela emissão de gases poluentes na atmosfera. E a consequência disso são dias cada vez mais quentes com um calor intenso quase insuportável.

Consequências do calor intenso

Esse calor extremo afeta não apenas o nosso dia-a-dia mas também o nosso bem estar e saúde. Em dias de calor intenso, hospitais e pronto atendimentos ficam lotados devido às consequências da exposição ao sol e ao calor. Casos de mal estar, desidratação e quedas de pressão são alguns dos relatos que grande parte das ocorrências relatam. 

Em dias assim é muito importante tomar cuidados preventivos sempre que possível para se manter bem e saudável. Infelizmente, esse calor extremo é algo com o qual você terá que aprender a conviver e encontrar maneiras de amenizar os seus efeitos. Pois o planeta está mais quente, e as ondas de calor tendem a piorar com o passar dos anos. 

Cuidados para amenizar o calor

O principal método para amenizar os efeitos do calor intenso é a utilização de equipamentos de refrigeração de ambientes. Climatizadores são uma excelente opção para isso. Eles podem tanto refrescar os ambientes, como também umidificar o ar. E isso, desde ambientes menores, como casas até ambientes maiores como galpões. 

Não apenas isso, estudos apontam que o bem estar aumenta a produtividade. Dessa forma, seja você uma pessoa que trabalha em casa, na empresa ou que possua uma empresa, é fundamental pensar nisso como um investimento. 

O calor pode causar não apenas mau humor, como desgaste, cansaço extremo e até problemas mais sérios como baixa de pressão, desidratação e problemas cardíacos. 

Dicas de cuidados

Existem outras medidas que você deve tomar para se proteger do calor intenso:

  • Beba bastante água;
  • Evite frituras e alimentos pesados e/ou com muito sal;
  • Coma mais frutas e verduras;
  • Faça refeições menores e mais frequentes;
  • Utilize roupas leves;
  • Evite atividades físicas intensas e expostas ao sol;
  • Sempre que possível permaneça em locais frescos.

Lembrando que em alguns tipos de trabalho é impossível se abrigar do sol. Nestes casos, utilize sempre roupas de proteção UV, passe protetor solar regularmente e beba bastante água. E em caso de qualquer sintoma de desidratação ou queda de pressão procure imediatamente um pronto atendimento. 

Impactos do calor extremo no ambiente

As mudanças climáticas e o aumento do calor vão muito além da sensação térmica que sentimos. O calor intenso impacta diretamente o meio ambiente, aumentando o número de desastres ecológicos, como secas nunca antes vistas e enchentes devastadoras. 

O clima vem se tornando algo incontrolável e também imprevisível. Isso também vem aumentando o número de doenças respiratórias, criando um ambiente extremamente propício para a evolução destes problemas, com dias que a temperatura varia do frio para o calor extremo em questão de poucas horas. 

Dessa forma, fica mais uma vez evidente a importância de se ter ambientes climatizados, onde se consegue controlar a temperatura e reduzir estes efeitos no seu organismo. 

Cuidados em ambientes domésticos sem climatizadores

Se na sua casa você não possuir um climatizador para refrigerar e manter o ambiente mais agradável, tem algumas ações que você pode tomar para tentar amenizar os efeitos do calor intenso

Prefira ambientes ventilados, deixe sempre uma corrente de ar para refrescar o local. Mantenha as cortinas fechadas para bloquear a luz do sol. Utilize roupas leves e que propiciem circulação de ar, também utilize umidificadores para aumentar a umidade do ar. 

Conclusão

Com certeza você já está sentindo as consequências do aquecimento global e o calor intenso que vem com ele. Sabendo disso, é muito importante que você tome medidas para aliviar e amenizar os efeitos desse calor no seu organismo e nos ambientes que você convive regularmente. 

Procura conscientizar as pessoas sobre os perigos do calor extremo e como se cuidar melhor. Sempre que possível ajude pessoas mais vulneráveis oferecendo um pouco de água ou se necessário levando a um pronto atendimento em casos mais graves.

O calor extremo é uma realidade e é preciso enxergar isso como prioridade tanto em nossas residências como também em locais profissionais. Aparelhos de climatização e refrigeração de ambientes a muito deixaram de ser um luxo e se tornaram investimentos em saúde, produtividade e bem estar.  

Conferir mais artigos