Conheça a melhor maneira de manter uma climatização cozinha restaurante

Desde o restaurante mais simples até o mais elegante e sofisticado, a cozinha é a alma do negócio, mas a climatização da cozinha do restaurante pode ser uma armadilha de ar quente, especialmente quando o restaurante fica em um prédio antigo e mal ventilado. No entanto, para segurança alimentar dos clientes e preservação dos equipamentos, é preciso manter a cozinha do restaurante refrigerada e dentro dos padrões necessários para evitar problemas de inspeção sanitária. Se a sua cozinha não atender aos padrões do departamento de vigilância sanitária por qualquer motivo, incluindo controle climático inadequado, você poderá ser interditado e forçado a fechar o restaurante. 

Unidades de climatização 

As unidades de climatização do restaurante fornecem as temperaturas necessárias para manter a parte de trás do estabelecimento fresca, para controlar a qualidade do ar interna, além de manter a poeira controlada na cozinha e nas áreas onde os clientes consomem suas refeições. Basicamente, os pontos de pressão do ar, estabelecidos no momento da instalação da unidade de climatização, evitam que a poeira da rua entre no restaurante e que os cheiros dos alimentos se espalhem por toda parte, além de manter a cozinha fresca. Manter a cozinha do seu restaurante resfriada também permite que você mantenha os alimentos em temperaturas seguras por mais tempo.

Cortinas de ar

As cortinas de ar, também conhecidas como portas de ar, funcionam bem em regiões com climas mais frios ou brisas constantes do oceano. Os dispositivos eletrônicos são instalados nas entradas, ativados automaticamente quando as portas da cozinha se abrem e fornecem um fluxo forte e constante de ar soprando para fora. Então, o ar forma como se fosse um escudo na abertura da porta que impede que insetos voadores, principalmente moscas, entrem na sua cozinha. As cortinas de ar permitem que você abra as portas da cozinha do restaurante e deixe o ar fresco entrar, embora os dispositivos sejam um pouco irritantes se deixados ativados por longos períodos de tempo.

As telas mosquiteiras para proteção

As telas mosquiteiras são capazes de garantir proteção sanitária e também permitem que você abra as portas e janelas da cozinha para se refrescar. Com este item, é possível proteger a cozinha contra a possível invasão de roedores e insetos. Além disso, o item é obrigatório de acordo com a Legislação de Vigilância Sanitária para o estabelecimento que produza, armazene e transporte alimentos.

Filtros de gordura e limpeza do sistema

Além da temperatura e proteção contra moscas, você também deve considerar a qualidade do ar dentro de sua cozinha. Embora os níveis de gordura no ar variem dependendo do tipo de cozinha e de onde estão as fritadeiras e churrasqueiras, poucas áreas lutam mais contra os poluentes do ar do que a cozinha. É mais provável que você precise de uma limpeza contínua de ventilação na cozinha e deve revisar regularmente o nível de sujeira de seus filtros.

Considerações em relação a climatização da cozinha do restaurante

Não há duas cozinhas de restaurante idênticas, então cada dono de restaurante enfrenta desafios únicos ao equilibrar suas necessidades de equipamentos com o conforto de seus funcionários. Portanto, a melhor maneira de manter essas considerações em mente ao planejar sua cozinha é consultar um técnico de climatização especialista para avaliar sua cozinha antes de instalar os equipamentos.

Embora possa ser caro a contratação deste técnico, eles são versados no código de regulamentos do departamento de saúde e auxiliam quem estiver planejando construir ou reformar a cozinha do restaurante. Com o planejamento extra que você realizar junto a este técnico, pode evitar que você gaste dinheiro extra para consertar atualizações de má qualidade e não regulamentadas e perca dinheiro como resultado de um relatório negativo do departamento de saúde.

Onde encontrar especialistas e o equipamento necessário para sua cozinha?

Agora que você já sabe um pouco a mais com quem contar quando o assunto é a climatização da cozinha do restaurante, conhecer a Smart Air, definitivamente vai ser um diferencial para você, pois com ela, você encontrará uma diversa linha de climatizadores e aparelhos de ar condicionado para climatizar sua cozinha, além de técnicos especializados nestes equipamentos para auxiliar na instalação e manutenção corretamente.

Conferir mais artigos