Conheça como agem as doenças respiratórias causadas pela poluição do ar

As indústrias, casas e veículos emitem diversos poluidores do ar, das quais muitas são prejudiciais para a saúde das pessoas, que é prejudicada principalmente pelo material particulado fino, que vem da combustão do combustível presente em toda a sociedade.

Há um amplo espectro de doenças respiratórias causadas pela poluição do ar, podendo ser crônicas ou agudas. Portanto, é preciso de equipamentos para poder contornar este problema de saúde ambiental que afeta pessoas em todo o mundo.

O que é poluição do ar?

Os principais gases prejudiciais à saúde são produzidos a partir da reação entre nitrogênio e oxigênio durante a combustão, sendo que um dos maiores produtores desses gases é a combustão de combustível dos motores de veículos.

As concentrações de ozônio podem atingir níveis insalubres quando o tempo está quente e ensolarado, com pouco ou nenhum vento. Ao nível do solo, pode ter efeitos nocivos tanto para as pessoas quanto para o meio ambiente. Os níveis diários de ozônio são tipicamente mais altos à noite e mais baixos ao nascer do sol.

O material particulado fino ao qual falamos previamente, é chamado de fuligem, que pode atingir altos níveis sob as mesmas condições climáticas que a poluição atmosférica. Também pode ocorrer em qualquer época do ano, quando as condições secas, calmas e de tempo limpo podem permitir que a poluição por partículas se concentre. A fuligem reduz a visibilidade e faz com que o ar pareça nebuloso quando os níveis são elevados.

Como a poluição do ar afeta os pulmões?

A inalação de poluentes atmosféricos pode irritar as vias respiratórias e aumentar a chance de ocorrer crises de doenças como: Asma, Bronquite, Pneumonia, DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica), entre outras. Além disso, a exposição à poluição do ar coloca você em risco de câncer de pulmão, ataques cardíacos, derrame e, em casos extremos, morte prematura.

A poluição do ar é um perigo para a saúde pulmonar, especialmente para:

  • Bebês e crianças, cuja respiração normal é mais rápida do que crianças mais velhas e adultos;
  • Os idosos, que podem apresentar frequências respiratórias mais elevadas;
  • Pessoas que trabalham ou passam tempo ao ar livre; e
  • Pessoas com doenças cardíacas ou pulmonares.

Sintomas das doenças respiratórias causadas pela poluição do ar:

  • Falta de ar;
  • Dor no peito;
  • Respiração ofegante;
  • Tosse;
  • Ataques de asma.

Algumas medidas de prevenção para se tomar

Seguindo algumas das orientações da secretaria do estado da Bahia, segue abaixo medidas de prevenção:

  • Vacinação contra a gripe e pneumonia em crianças, idosos, portadores de doenças crônicas, assim como os cuidadores destes pacientes;
  • Boa hidratação para evitar ressecamento das mucosas, bastante comum em tempo frio, que favorece infecções e alergias. Nos idosos, há uma diminuição do reflexo da sede, então os líquidos devem ser oferecidos frequentemente;
  • Ter orientação médica por escrito de como proceder no caso de crise, como pode ocorrer com os asmáticos e portadores de DPOC;
  • Manter estilo de vida saudável, boa alimentação, abstenção do fumo e álcool; atividade física regular e dormir ao menos sete horas por noite;
  • Lembrar-se de lavar as roupas guardadas por longos períodos de tempo, pois podem ser fonte de mofo e ácaros;
  • Limpeza periódica dos aparelhos de ar condicionado na residência, carro e ambiente de trabalho;
  • Praticar atividade física regularmente ajuda a reduzir o stress e fortalece o sistema imunológico;
  • Nos dias ensolarados, aproveite para arejar a casa e o ambiente de trabalho, deixando as janelas abertas para que o ar circule livremente. O sol e o ar evitam a proliferação de vírus e bactérias.

Há equipamentos que ajudam a prevenir 

Além das medidas que podem ser tomadas para prevenir as doenças respiratórias causadas pela poluição do ar, também é possível utilizar equipamentos, como o umidificador de ar, que tem como benefício manter suas passagens na via nasal lubrificadas, o que melhora o processo de drenagem e o faz com que o funcionamento seja forma adequada, além que com essa hidratação, ainda pode reduzir a intensidade do ronco, pois reduz os sintomas de garganta seca e congestão nasal.

Além disso, com o uso correto do umidificador de ar, o seu sono será altamente beneficiado, isso ocorre pois com a redução da poeira e a secagem das passagens de ar, as pessoas tendem a dormir de forma mais confortável, o que proporciona uma noite de sono mais tranquila.

Com o objetivo de climatizar o Brasil, a Smart Air traz uma gama de linhas de produtos disponíveis para sua escolha, ajudando a combater as doenças respiratórias.

Conferir mais artigos