Em áreas de baixa umidade, a evaporação da água no ar fornece um meio natural e energeticamente eficiente de resfriamento, o nome do tipo desse processo de resfriamento que acontece é resfriamento evaporativo.
Para aprender um pouco mais sobre este equipamento, capaz de substituir o uso do ar-condicionado, fique atento às informações a seguir que explicam o funcionamento a respeito desse processo.

O que é e como funciona o resfriamento evaporativo?
Os equipamentos que fazem o resfriamento evaporativo puxam o ar quente de fora através de um sistema com hélice e painéis evaporativos que são alimentados constantemente com água através de uma bomba que fica em um tanque na base da unidade. A água dos painéis evaporativos serve para evaporar o ar quente que ao passar por ela, extrai o calor do ar e umidifica-o. Então, o ar úmido e gelado é soprado pela casa.
Os refrigeradores evaporativos funcionam com dois objetivos, uma parte resfria o ar dentro da casa e a outra parte cria uma corrente de ar refrescante. Para funcionar de forma eficaz, são necessárias condições externas favoráveis e algumas janelas e portas internas precisam ser deixadas abertas para que o ar úmido resfriado possa ser difundido pela casa.
Condições ideais para o bom funcionamento do equipamento
A eficácia dos sistemas de resfriamento evaporativo podem variar muito, dependendo das condições climáticas externas. Como o efeito de resfriamento dos sistemas evaporativos depende da evaporação da umidade do filtro úmido, eles são limitados pelo quanto podem resfriar o ar que entra em sua casa e podem não funcionar corretamente em condições de umidade ou calor extremo, pois funcionam melhor em condições quentes e secas.
O efeito de arrefecimento da unidade é limitado quando o ar exterior estiver úmido, pois a água não evapora tão facilmente nos painéis evaporativos devido a alta umidade. Como referência média, na cidade de São Paulo no verão de janeiro fica em torno de 80%, enquanto que no mês de agosto fica em torno de 70%. Ou seja, ambas as áreas podem usar climatizadores evaporativos, no entanto, serão mais eficazes no clima mais seco de agosto.
Custos de funcionamento dos climatizadores evaporativos
Os climatizadores evaporativos usam eletricidade e água, então, os custos operacionais reais irão depender da capacidade de resfriamento da unidade e da velocidade do ventilador que você escolher. Os equipamentos não estão sujeitos aos requisitos de rotulagem de eficiência, o que dificulta a comparação de modelos. No entanto, em um site de uma empresa especializada, como a Smart Air, é possível realizar cotações e se informar sobre as linhas de produtos no mercado.
A quantidade de água usada depende do tamanho da linha do equipamento, da umidade do dia e da velocidade do ventilador na qual está configurado. É necessário realizar a manutenção do suprimento de água, caso contrário, pode ficar muito salgado. Sempre pergunte sobre duas configurações dos refrigeradores evaporativos, o sistema de gerenciamento de água usado e qual é o consumo típico de água por hora em sua área.
O consumo de energia elétrica pode ser 90% mais baixo se comparado ao ar-condicionado, sendo mais efetivo energeticamente. Isso se deve, pois os refrigeradores evaporativos são mais baratos de operar, além de serem mais eficazes em climas secos, e em dias de altas temperaturas, onde o ar é quente e a umidade é relativamente baixa.
Manutenção do equipamento
Para que você possa economizar muita dor de cabeça e dinheiro, é necessário estar drenando e limpando seu refrigerador evaporativo regularmente. O acúmulo de sedimentos e minerais deve ser removido regularmente. Os refrigeradores evaporativos precisam de uma limpeza a cada estação do ano e podem precisar de manutenção de rotina, que são mais simples, várias vezes durante as estações mais secas.
Quanto mais um refrigerador operar, mais manutenção ele precisará. Em climas quentes, onde o refrigerador opera a maior parte do tempo, verifique as almofadas, filtros, reservatório e bomba pelo menos uma vez por mês. Algumas almofadas térmicas de papel e sintéticas podem ser limpas com água e sabão ou um ácido fraco de acordo com as instruções do fabricante. Os filtros devem ser limpos quando as pastilhas são trocadas ou limpas. Certifique-se de desconectar a eletricidade da unidade antes de fazer a manutenção.

Onde encontrar equipamentos capazes de realizar um resfriamento evaporativo de alta qualidade?
Conheça a Smart Air, empresa que conta com uma grande variedade de linhas de produtos diferentes e com vários objetivos, isso se dá, porque a Smart Air busca se tornar a maior fornecedora de climatizadores evaporativos no Brasil.