Entenda como a climatização das salas de aula nas escolas públicas pode ser feita para prevenir doenças respiratórias

O ar limpo é essencial para viver e aprender, e a climatização eficaz é uma parte importante da prevenção de muitas doenças respiratórias, como vimos recentemente a Covid. Sabemos que, mesmo antes da pandemia, algumas escolas, faculdades e universidades enfrentavam desafios de qualidade do ar interno.

Agora que a pandemia passou, a climatização continua a ser uma das principais preocupações de muitas escolas, afinal, é uma estratégia de prevenção fundamental para manter ambientes como as salas de aula saudáveis ​​e, juntamente com outras ações preventivas, pode reduzir a probabilidade de propagação de doenças.

Estratégias para melhorar a climatização das salas de aula nas escolas públicas

A primeira opção é trazer o máximo de ar externo possível.

  • Abrir janelas sempre que for possível, inclusive nas salas de aula e nos ônibus escolares e outros meios de transporte. Onde for seguro, abrir as portas também pode melhorar o fluxo de ar. O uso de ventiladores seguros para crianças também aumenta o impacto de janelas e portas abertas.
  • Realizar aulas, atividades e refeições ao ar livre quando for seguro e viável.

Usar configurações de aquecimento, ventilação e ar condicionado para maximizar a ventilação no ambiente escolar.

  • Defina os sistemas para trazer tanto ar externo quanto o sistema possa suportar com segurança, inclusive por 2 horas antes e depois da ocupação dos alunos;
  • Desative os controles de ventilação controlada por demanda. Em salas de aula ou prédios controlados pelo termostato, coloque o ventilador na posição “ligado” em vez de “automático”, que operará o ventilador continuamente, mesmo quando não for necessário aquecimento ou ar condicionado;
  • Use um programa de detecção nos equipamentos para permitir reparo, modificação ou substituição de equipamentos;
  • Em consulta com especialistas em climatização e autoridades de saúde, considere trocar os filtros do sistema com mais frequência do que o recomendado pelos requisitos normais de manutenção.

Garantir atenção minuciosa em relação ao uso dos exaustores

  • Nos banheiros e cozinhas é imprescindível que os exaustores estejam funcionando corretamente e usá-los durante a ocupação e por 2 horas depois para remover partículas do ar. Mantenha todos os ventiladores e filtros limpos para maximizar o fluxo de ar.

Filtragem e limpeza do ar

  • Atualize os filtros dos equipamentos para o valor referência da recomendação de especialistas na área de climatização para melhorar a filtragem do ar o máximo possível sem reduzir significativamente o fluxo de ar;
  • Certifique-se de que os filtros sejam dimensionados, instalados e substituídos pelo menos com a mesma frequência de acordo com as instruções do fabricante;
  • Considere o uso de purificadores de ar portáteis que usam tecnologia de filtragem, como filtros de ar particulado de alta eficiência (HEPA), pois podem reduzir a exposição contra diversas bactérias e vírus, inclusive o coronavírus (Vírus que causa o COVID-19). Selecione purificadores de ar de capacidade apropriada para o espaço em que irão operar. Purificadores de ar portáteis podem ser colocados em qualquer sala de um prédio escolar para servir como uma camada adicional de segurança e conforto.

Por que sistemas de climatização são tão importantes?

Os sistemas de climatização das salas de aula nas escolas públicas desempenham um papel importante na criação de um ambiente de aprendizado seguro e confortável para alunos e funcionários das escolas, regulando a qualidade do ar interno e mantendo níveis de temperatura confortáveis. Caso os sistemas sejam negligenciados, a má qualidade do ar interno, que pode vir a causar irritação da pele e dos olhos, alergias e ataques de asma têm o potencial de impedir diretamente o aprendizado e o desempenho dos alunos.

Com quem contar para garantir conforto e qualidade do ar para as escolas?

Depois de entender que a climatização das salas de aula nas escolas públicas podem ser um importante auxiliar no ensino dos alunos, fica claro que não é qualquer empresa que é capaz de lidar com este sistema. Portanto, escolher uma empresa que possui a missão de climatizar o Brasil, pode ser a escolha perfeita para você. 

A Smart Air possui uma gama de produtos e técnicos especializados em climatização prontos para atender a demanda de diversos tipos de ambientes, além de contar com a missão de climatizar o Brasil, não agride o meio ambiente.

Conferir mais artigos