Entenda de uma vez por todas como funciona o umidificador de ar

Por vivenciarmos em diversos momentos do ano climas quentes, precisamos de algum equipamento que refresque os nossos ambientes, principalmente em empresas, onde se têm a necessidade de produzir algo, visto que ao ficar exposto a altas temperaturas por um grande período de tempo, isso só tem a prejudicar o rendimento e também a gerar diversas doenças.

Então pensando nessas pessoas e diversas regiões em todo mundo que passam por isso, onde são expostas a altas temperaturas, diversas empresas começaram a produzir equipamentos para suprir essa dificuldade e um deles é o umidificador de ar.

O que é o umidificador de ar?

Antes de irmos direto ao ponto de como esse equipamento funciona, é importante entendermos o que ele é, o umidificador de ar consiste em um utensílio que transforma água em vapor, com o intuito de deixar o ambiente em uma climatização recomendada para o ser humano viver.

Algo bem importante de se ressaltar é que o umidificador de ar,  tem como finalidade somente refrescar o ambiente, não existe nenhum controle de temperatura específico como alguns climatizadores, o umidificador de ar serve somente para deixar o ambiente com uma umidade relativa do ar saudável para o ser humano viver.

Quando se vê a frase “somente para deixar o ambiente como uma umidade relativa do ar saudável” pode se subentender como algo de pouco, mas muito pelo contrário, essa sua função garante a prevenção de muitas doenças, como por exemplo:

  • Sinusite;
  • Rinite;
  • Congestionamento nasal;
  • Hemorragias nasais;
  • Resfriado.

Essas são as principais, mas todas as doenças respiratórias, ao utilizar o umidificador de ar são prevenidas e para aqueles que já tem alguma dessas doenças, este equipamento reduz os cenários possíveis que costumam ativar esses problemas.

Agora irei apresentar algumas das principais vantagens de se ter um umidificador de ar.

Economia de energia

A prevenção de doenças respiratórias, que foi citada anteriormente, se torna uma das principais vantagens de se ter o umidificador de ar, mas claro essa certamente não é a única, outra grande vantagem, é o quanto esse equipamento é econômico e usa pouca energia.

Quando se compara com outros equipamentos que realizam praticamente a mesma função, fica ainda mais evidente essa economia, digo isso porque um grande limitador para algumas pessoas quando se pensa em comprar algum equipamento de climatização, é o seu gasto de energia elétrica.

Refresca o ambiente

Existem diversos equipamentos que também realizam essa função como os climatizadores, ar condicionado e tantos outros, mas por o umidificador de ar ser bem em conta e também ser bem econômico, acaba se tornando uma das poucas possibilidades viáveis.

E por ser portátil, acaba atraindo ainda mais os interesses, porque é possível utilizá-lo em todos os cômodos de sua casa por exemplo, tendo somente cuidado no lugar em  que se vai posicioná-lo, pois por realizar a evaporação de água e umidificar o ambiente, isso pode acabar afetando a vida útil dos móveis e portas, quando ficam muito próximos.

 Proporciona uma melhor qualidade de sono

Temos que concordar que dormir em temperaturas elevadas ou muito baixas, esse excesso entre esses dois picos, acabam prejudicando o sono e muitas vezes não deixando nem a pessoa dormir, com o umidificador de ar esse problema não ocorre, visto que deixa o ambiente com a umidade do ar estável e agradável para dormir. 

Afinal, como funciona o umidificador de ar?

Assim como todos os equipamentos de climatização existentes, para que o umidificador de ar consiga exercer a sua função é necessário que se passe por todo um processo, fazendo assim com que o equipamento funcione da maneira correta.

Inserção de água 

O primeiro passo para que se possa dar início a todo o processo no umidificador de ar, é necessário que se coloque água em seu recipiente, isso em si, é algo bem lógico, visto que o processo de umidificação do ar se baseia na evaporação da água.

Uma observação importante a se fazer é que antes de colocar a água no recipiente, coloque o umidificador de ar em uma superfície adequada, recomendado que fique longe de móveis e da parede.

Ebulição da água

No segundo e último passo, acontece a ebulição da água, para aqueles que não compreendem esse termo, significa a mudança do estado líquido para o gasoso, onde no próprio umidificador de ar, têm diversas intensidades de aquecimento da água que irá variar de acordo com a necessidade da umidificação do ar.

Conferir mais artigos