Escolha o climatizador para salão de beleza ideal para seu estabelecimento

Os profissionais que trabalham em um salão de beleza estão expostos a produtos químicos potencialmente perigosos todos os dias. A poeira e os vapores gerados pelos produtos estão sendo inalados por você e seus clientes, podendo causar vários problemas de saúde a longo prazo. 

Embora não sejam letais, podem irritar as membranas dos olhos, nariz e pulmões. Essa irritação pode causar uma sensação de queimação ou coceira, que é um sinal de alerta de que você precisa reduzir sua exposição a esse produto específico antes que qualquer dano sério seja causado. Não presuma que seu salão está isento dessas necessidades – o climatizador para salão de beleza é vital se você fizer qualquer tipo de serviço nesta área.

Mitos da purificação do ar

Os salões de beleza apresentam requisitos de ventilação exclusivos. O erro mais comum é que o climatizador para salão de beleza é necessário para controlar os odores dentro do salão somente, quando na verdade deveria ser usado para controlar vapores e poeira. Outro erro comum é pensar que só porque algo cheira mal, é prejudicial respirar. Às vezes, os vapores são prontamente aparentes por causa de um odor distinto, mas se você não consegue sentir o cheiro de nada, isso não significa que não haja vapores presentes, pois o odor não determina a segurança de um produto químico. Os cheiros são vapores que estimulam células especiais de detecção de odores no nariz. Ao usar ventilação adequada, os odores podem desaparecer com os vapores.

Lembre-se de que os sistemas gerais de aquecimento, ventilação e ar condicionado projetados para escritórios, escolas e outros ambientes não industriais são inadequados para manter substâncias potencialmente perigosas em quantidades “seguras” no ar – esse tipo de ventilação dilui os contaminantes do ar, mas não os remove completamente.

Como evitar intoxicação pelos contaminantes do ar

Para proteger adequadamente tanto os funcionários como os clientes, deve ser instalada ventilação de exaustão local. A ventilação de exaustão local captura e remove os contaminantes em sua fonte antes que eles alcancem o ar que você respira. Protege a zona de respiração e é preferível ter o mais próximo possível da fonte de emissões destes contaminantes para mantê-las ventiladas para o exterior do salão. Os sistemas de exaustão local também podem ser montados na parede ou no teto. Alguns usam mangueiras flexíveis que podem ser colocadas perto da zona de respiração para aumentar a utilidade. Qualquer um desses sistemas deve ser projetado e instalado profissionalmente por um técnico especializado em climatização para garantir a eficácia.

Sua melhor opção para ser usada em um ambiente de salão é uma unidade de alta qualidade de nível comercial que utiliza um filtro HEPA e carvão ativado, pois os filtros HEPA são muito úteis para filtrar as partículas finas de poeira, muitas vezes microscópicas e que circulam continuamente no ar, já que essas partículas podem não ser visíveis a olho nu, mas podem entrar facilmente no sistema respiratório”.

Mas embora os filtros HEPA sejam ótimos para partículas de poeira, eles não capturam moléculas de vapor, que são milhares de vezes menores que a menor partícula de poeira. É aqui que o carvão ativado entra em ação. Um processo especial cria um material extremamente poroso e super absorvente que captura vapores em pequenas fendas. Essas unidades geralmente possuem várias velocidades de soprador; uma velocidade mais alta passa rápido demais para que o carvão ativado faça seu trabalho, então escolha uma velocidade mais lenta para uma absorção mais eficiente.


A combinação de carvão ativado e filtros HEPA é a ideal como climatizador para salão de beleza. O carvão ativado pode funcionar com um sistema de ventilação externo ou um filtro de ar portátil. Além disso, um pré-filtro HEPA é essencial porque a poeira pode entupir o leito ou filtro de carvão ativado, tornando-o inútil.

Finalmente, fique atento aos purificadores de ar que alegam remover odores usando “ar de ozônio”, também chamado de “ar puro”, “oxigênio ativado ou energizado” ou “ar triatômico”. Eles sugerem de maneira equivocada que o ozônio é uma forma saudável e segura de oxigênio. Mesmo em pequenas quantidades, o ozônio é um contaminante perigoso do ar e deve ser evitado.

Onde encontrar o climatizador ideal para seu salão de beleza?

Com a Smart Air, você terá uma linha diversificada para atender o seu estabelecimento, além de contar com profissionais qualificados para atender suas demandas. Aproveite para conhecer a empresa e embarcar na experiência de climatizar o Brasil sem agredir o meio ambiente.

Conferir mais artigos