O climatizador de ar diminui a temperatura do ambiente mesmo?

Já estamos habituados a entender o ar-condicionado como a única e mais eficiente forma de resolver focos de calor. No entanto, existem soluções mais funcionais no mercado atualmente, que além de promoverem mais recursos, também promovem mais praticidade e redução de custos.

Uma das soluções que mais chama a atenção são os climatizadores. No entanto, a falta de informação pode levar o consumidor a se questionar se o climatizador de ar diminui a temperatura do ambiente mesmo.

Pensando em sanar todas as dúvidas sobre o assunto, selecionamos aqui as principais questões sobre o uso do climatizador de ambientes. Confira:

Qual a diferença entre climatizador e ar-condicionado?

É natural que surja a comparação entre o climatizador e o ar-condicionado, ao passo que ambos trabalham pela regulagem térmica. Entretanto, algumas diferenças são cruciais.

Enquanto ar-condicionado faz o uso do gás refrigerante para transformar o ar quente em ar frio e, em geral, não atua na purificação e umidificação do ar, por outro lado o climatizador é um aparelho que realiza processo evaporativo e, portanto, purifica e umidifica o ar, além de reduzir a temperatura do ambiente.

A grande diferença está no mecanismo interno de cada um e nos benefícios que cada equipamento oferece. Não se engane ao pensar que o ar-condicionado é a única medida para resolver um problema de calor excessivo! 

O climatizador pode ser mais econômico e mais versátil justamente por contar com mais funções para a qualificação do ar do que o ar-condicionado.

Quantos graus o climatizador reduz?

Para saber se o climatizador de ar diminui a temperatura do ambiente mesmo, é válido questionar quantos graus esse aparelho reduz na prática. E funciona assim:

Em primeiro lugar, a temperatura e a umidade relativa do ar é um dos fatores de grande influência para saber quantos graus o climatizador é capaz de reduzir. Quanto mais quente e mais baixa for a umidade relativa do ar, mais o aparelho irá reduzir a temperatura.

Ou seja, em um ambiente cuja umidade relativa é de +-30%, o equipamento pode reduzir até 11 graus ou mais. Tudo também depende da potência do climatizador escolhido.

O fato é que o climatizador de ar diminui a temperatura do ambiente sim, conforme veremos a seguir.

O climatizador de ar diminui a temperatura do ambiente mesmo?

Para sanar a maior dúvida de todas, aqui está a resposta: o climatizador de ar diminui a temperatura do ambiente mesmo!

Isso acontece justamente pelo seu sistema de ventilação e evaporação, que reduz a temperatura do ar que é devolvido ao ambiente após o contato com os painéis evaporativos

Pode usar climatizador em ambiente fechado?

Uma outra dúvida recorrente sobre o uso dos climatizadores de ambientes é se esse dispositivo pode ser utilizado em ambientes fechados. 

O recomendado é que ele seja utilizado em locais que não estão completamente fechados para garantir a troca de ar e melhorar a eficiência da climatização , em oposição ao ar-condicionado, que requer o fechamento do local para ter um bom desempenho.

Entretanto, é válido abrir um parênteses aqui e mencionar a importância da renovação e circulação do ar em ambientes climatizados e não climatizados, pois,  ar viciado pode causar muitos prejuízos à saúde e ao bem estar.

4 Benefícios do climatizador de ar

Para que você saiba ainda mais detalhes sobre o funcionamento do climatizador e se o climatizador de ar diminui a temperatura do ambiente de fato, separamos os quatro principais benefícios desse produto na lista abaixo. Veja com seus próprios olhos:

#1 Purificação do ar

Como vimos antes, o climatizador de ambientes tem um papel de protagonismo na purificação do ar devido a contante troca de ar do ambiente. Através do seu sistema evaporativo, o ar é devolvido ao ambiente livre de impurezas, resíduos e odores indesejados. 

Esse mecanismo de filtragem é extremamente útil e funcional para garantir a saúde do ar do ambiente, sendo elementar para projetos de climatização comerciais, hospitalares e industriais. É uma forma, também, de garantir a conservação de materiais e produtos nesses locais, além de promover o bem estar das pessoas que circulam no ambiente.

#2 Baixo consumo energético

Os climatizadores são equipamentos que consomem muito menos energia do que o ar-condicionado, por exemplo. A economia na conta de luz será de um impacto sem precedentes se você optar por investir em um ambiente climatizado por climatizador. 

#3 Versatilidade, praticidade e funcionalidade

Por contar com modelos diferentes, o climatizador pode ser portátil, instalado em parede ou teto e também conta com versões industriais cuja potência é ainda mais elevada, atendendo a ambientes com metragem maior. 

A versatilidade, praticidade e funcionalidade desses aparelhos chamam a atenção desde o momento da compra até a instalação e o uso, que são descomplicados, mais baratos e mais dinâmicos.

#4 Instalação e manutenção simplificadas

A instalação desse tipo de aparelho não requer projetos de mudança na fiação e nem o uso de um sistema de ventilação específico, como no caso do ar-condicionado. 

Além disso, a manutenção é super simples e é praticamente voltada para a higienização das peças da máquina, sendo necessária a troca de peças somente quando há algum defeito ou falha.

Conferir mais artigos