O que é a NR17? O que ela diz sobre o clima no ambiente de trabalho? Para que ela serve?

Você já ouviu falar sobre a NR 17? Sabe o que ela diz? Sabe por que ela é importante? Bom, antes de tudo precisamos dar uma base sobre o que a NR 17 se trata. Ela fala sobre o clima no ambiente de trabalho e você pode até não saber nada sobre as nr’s e nem o que diabos é a NR 17, mas eu tenho certeza que você sabe como é importante manter um clima agradável no ambiente de trabalho.

Ninguém gosta de se sentir dentro de uma sauna enquanto mexe com computadores no seu escritório no trabalho e muito menos gostamos de sentir que vamos congelar no meio do serviço, mas a verdade é que isso não se trata apenas de se sentir bem ou não, estar fora do clima ideal no seu ambiente de trabalho pode te causar prejuízos a sua saúde a curto e até mesmo a longo prazo.

Mas você pode estar pensando que de nada adianta saber sobre isso porque você nada pode fazer sobre o clima dentro do seu ambiente de trabalho e o seu chefe não se importa com os funcionários e se eles estão bem ou não. Mas tem algo que o seu chefe com certeza se importa, com a produtividade e um clima ideal no escritório pode aumentar e muito a sua e a produtividade de todos os funcionários.

O que são as NR’s e para que elas servem?

Antes de falarmos mais sobre a NR 17 e sobre como ela é importante para a produtividade e o bem estar dos funcionários, precisamos falar um pouco sobre o que são as NR’s e para que elas servem. NR é a sigla de Norma Reguladora, essas normas servem para orientar e regular os procedimentos que envolvem a saúde e segurança dos trabalhadores em todo o território do Brasil.

Basicamente, as NR servem para que os trabalhadores não tenham que trabalhar em ambientes que vão detonar com o seu corpo e a sua mente, e caso tenham que trabalhar em um meio insalubre ganham um adicional por isso. Sem essas normas é capaz de que muitos de nós trabalhássemos em locais que geram riscos a nossa vida como é em vários países.

O que é a NR 17 e o que ela quer dizer?

Agora que você já sabe o que são as Normas Reguladoras e porque elas são tão importantes, é chegada a hora de sabermos o que diz a NR 17 e o que ela fala sobre o clima dentro do ambiente de trabalho. A NR 17 é a NR sobre ergonomia, ou seja, ela trata de como o ambiente e objetos de trabalho como cadeiras e mesas devem ser ergonômicas, ou seja, causar conforto sem ser prejudicial à saúde.

Mas o que exatamente isso quer dizer? Bom, a NR 17 fala sobre como o ambiente de trabalho tem que ser ergonômico, de modo que não te force a estar em posições ou em ambientes que possam causar prejuízos a sua saúde, por exemplo, uma cadeira deve estar de acordo com a regulamentação para que não cause dores nas costas ou danos nas colunas daqueles que vão usar elas.

O que a NR 17 diz sobre o clima e porque isso é tão importante?

A NR 17 diz que a temperatura do ambiente de trabalho deve ficar entre 20ºC e 23ºC, além de que a umidade do ar deve estar no mínimo em 40% e a velocidade do ar em 0,75 m/s. Isso tudo serve para manter os funcionários saudáveis, além de gerar um clima agradável e assim fazer com que os mesmos sejam ainda mais produtivos.

Mas como manter o clima nesses níveis?

Isso na verdade é muito fácil, você deve ter em seu escritório um bom sistema de climatização ou ao menos um climatizador de ar em cada sala, mas isso não precisa custar toda a sua verba, com a Smart Air Climatizadores você terá uma grande qualidade por preços bem pequenos e assim estar de acordo com o ideal para todos que trabalham com ou para você.

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