O que é a sensação térmica e como ela se diferencia da temperatura?

Você com certeza já viu que quando medimos a temperatura existe uma diferença entre esta e a sensação térmica, sendo que dependendo de outras condições do clima a sensação pode ser maior ou menor do que a temperatura, além de que é possível notar isso com aparelhos de resfriamento, 20ºC no dia parecem diferentes de 20ºC marcados em uma ar condicionado.

Para muitos pode parecer que a sensação térmica é apenas um chute como se em determinado dia o termômetro marcava uma determinada quantia de graus, mas seu corpo sente como se fosse outro, mas a verdade é que existe um método para se medir isso, sendo que não é apenas a temperatura do ambiente que faz com que sintamos frio ou calor, sendo assim vamos ver o que é a sensação térmica.

O que é a sensação térmica?

Para falarmos sobre como é medida a sensação térmica e como ela é diferente da temperatura do ambiente é necessário que se entenda o que é a sensação térmica para que só depois possamos compará-lo e definir métodos de medição para o mesmo. Lembrando que a sensação térmica também pode ser chamada de temperatura aparente por ser o que transparece para nós.

A sensação térmica ou temperatura aparente é basicamente o que nós conseguimos sentir da temperatura pela nossa pele, sendo que mesmo que a temperatura seja uma, dependo do clima do dia o que nós vamos sentir vai ser uma outra temperatura, sendo assim o nome se torna bem intuitivo, já que é exatamente o que quer dizer, sendo o nível de calor ou frio que nos sentimos.

Quais são os fatores que fazem com que a temperatura seja diferente da sensação térmica?

Sabendo o que é sensação térmica você pode estar se perguntando o que faz com que o que sentimos seja diferente do que realmente é em questão de temperatura, afinal se a temperatura, ou seja a quantidade de calor ou frio, fosse o único fator não faria sentido que essa fosse diferente do que nós sentimos, sendo assim, então devem haver um ou mais outros fatores que causam essa diferença.

Primeiramente é importante dizer que nós sentimos o calor e o frio pelo ar, sendo que a velocidade com que ele bate na nossa pele muda a forma como o sentimos, ou seja a velocidade do vento muda a sensação, um vento frio batendo com mais velocidade vai causar mais frio e um vento quente e rápido mais calor, assim um vento fraco faz pouca diferença da temperatura para a sensação térmica.

Um outro detalhe importante é a umidade do ar, sendo que um ar mais úmido pode te causar a sensação de mais frio e um ar mais seco pode te causar a sensação de um maior calor. Isso se torna perceptível ao sair do banho ou de uma piscina, já que com o corpo todo molhado é inevitável que se sinta muito mais frio do que estava sentindo antes, já que o vento bate na pele molhada.

E quanto aos aparelhos de resfriado? Por que eles passam uma sensação térmica diferente do que dizem no monitor?

Essa pergunta pode ser respondida com as explicações dadas anteriormente, mesmo que o monitor de um ar condicionado diga que faz 20ºC a sua sensação térmica pode ser menor por conta da circulação do vento dentro do cômodo que o ar condicionado causa. No caso de climatizadores, ele ainda umidifica o ar, o que faz com a sensação mude ainda mais e ainda é mais saudável, principalmente para a sua respiração.

Onde é possível comprar climatizadores de qualidade que te deem uma boa sensação térmica?

Sabendo sobre o que é a sensação térmica e a diferença dela da temperatura, agora você pode ter uma melhor noção de como usar um climatizador de ar, mas para isso primeiro você precisa de um e para comprar um climatizador de ar de qualidade, que possa te causar uma boa sensação térmica e ainda ter um preço baixo, você precisa conhecer a Smart Air Climatizadores.

Conferir mais artigos