O que é climatização: saiba como funciona o sistema de climatização

Na maioria dos casos, é natural que a gente passe praticamente o dia todo dentro de lugares fechados: trabalho, academia, casa, restaurantes e outros. Também é natural que esses lugares tenham um fluxo intenso de pessoas.

Quanto mais o ar fica “parado” em um ambiente com várias pessoas respirando, mais ele se deteriora, reduzindo os níveis de oxigênio e aumentando a liberação de gás carbônico. 

Nessas condições, os indivíduos podem se sentir incomodados, com dores de cabeça e sonolência. Consequentemente, nos tornamos menos produtivos e menos dispostos, com uma sensação forte de cansaço. 

É justamente por isso que os ambientes precisam ter sistemas de climatização e renovação de ar. Se você não sabe o que é climatização ou sabe e tem dúvidas sobre como realizar um projeto de climatização, continue lendo para saber mais.

O que é climatização de ambientes?

Se você tem dúvidas sobre o que é climatização na prática, aqui está a resposta que você precisa!

A climatização é definida como um conjunto de técnicas e dispositivos que permitem manter o ar em condições favoráveis de temperatura, pressão e umidade. Isto é, permanecendo em uma faixa de temperatura agradável, com ar umidificado e com pressão em medidas ideais. 

Para realizar a climatização de um ambiente, podem ser utilizados dispositivos como o climatizador de ambientes, umidificador, aquecedor ou o ar-condicionado, cada um tem seus prós e contras, variações de modelo e sistema de funcionamento. 

Qual a diferença entre climatizador e ar-condicionado?

Esses dois aparelhos têm sistemas completamente diferentes de funcionamento e também têm diferenças gritantes quanto ao custo, manutenção e instalação. 

Por um lado, o ar-condicionado conta com um mecanismo de gás refrigerante comprimido que refrigera o ar através da troca de calor entre as partes internas, por isso o consumo de energia elétrica é elevado. Demanda infraestrutura de fiação e dutos. As manutenções costumam ter um custo mais elevado por se tratar de um sistema com peças mais complexas e mais caras. 

Por outro lado, o climatizador é um aparelho que resfria ao invés de refrigerar, e isso acontece devido ao sistema de painéis evaporativos, que faz com que ocorra um processo evaporativo que torna o ar mais frio, úmido e purificado devido a constante troca de ar.

A grande diferença aqui é o fato de que o climatizador tem esse diferencial de realizar a renovação do ar, enquanto o ar condicionado não faz isso. Outro ponto relevante é que o climatizador não precisa estar em um local totalmente fechado para funcionar, diferente também do ar-condicionado.

Quais as vantagens da climatização?

Já falamos sobre o que é climatização, chegou a hora de vermos como um projeto de climatização pode beneficiar diferentes tipos de ambientes na prática.

#1 Evita proliferação de doenças

Quando o projeto de climatização conta com um bom sistema de renovação de ar e aparelhos como o climatizador, que higieniza o ar, o resultado mais relevante é o fato de que ocorre por consequência uma enorme prevenção contra a proliferação de doenças. 

As doenças de transmissão por via aérea se proliferam muito rapidamente em locais fechados com fluxo de pessoas quando não há um bom plano de climatização e renovação do ar. 

#2 Produtividade em ambientes laborais

Um ambiente confortável, livre de odores indesejados, com a umidade regulada e um ar limpo, a produtividade das pessoas que trabalham no ambiente é diretamente influenciada. 

O sentimento de desconforto térmico desconcentra os colaboradores, além de causar sintomas físicos como vimos antes, como as dores de cabeça e sonolência.

#3 Conforto térmico

Nem tão quente, nem tão frio – na medida perfeita. O conforto térmico é importante para todos que frequentam o lugar, sendo que um ambiente muito quente ou muito frio pode afastar clientes e atrapalhar o desempenho dos colaboradores. 

#4 Preservação de materiais e produtos

Hospitais, açougues, adegas, fábricas e indústrias: são diversos os locais de trabalho que precisam de uma temperatura ideal para garantir a boa preservação de materiais e produtos. 

Nesses ambientes, a necessidade de um projeto de climatização é ainda mais elementar e sua ausência ou má execução pode causar um grande prejuízo nas contas e na operação. 

Como fazer um projeto de climatização?

Como você viu antes, existem inúmeros benefícios em realizar um projeto de climatização. Com um bom planejamento, esse processo pode ser simples e muito vantajoso, mas quando executado de maneira irresponsável, pode causar muita dor de cabeça. 

Agora que você já sabe o que é climatização e qual sua importância, não se esqueça de garantir que seu projeto seja bem modelado e que a instalação do sistema seja executada com segurança.

Conferir mais artigos