Qual a diferença entre calor e temperatura?

As palavras “calor” e “temperatura” são super comuns no nosso dia a dia, mas será que realmente sabemos com clareza o que cada uma delas significa? São duas grandezas da física que correspondem a coisas diferentes, dessa forma, também são medidos de formas diferentes

Enquanto o calor corresponde ao trânsito de energia térmica entre corpos ou sistemas, a temperatura é a medida gerada a partir da movimentação de moléculas e átomos.

Ficou com dúvidas? Não se preocupe! Hoje vamos falar tudo sobre qual a diferença entre calor e temperatura.

O que é calor?

Todos os corpos tendem a buscar um equilíbrio térmico, para isso, o corpo de maior temperatura cede energia para o de menor, e é assim que funciona a troca de energia envolvida no conceito de calor.

O calor significa, em suma, a transferência de energia térmica de um sistema ou corpo para outro que é mais frio, visando alcançar o equilíbrio térmico. Essa é uma grandeza física medida em calorias (cal) ou em joules (j).

A propagação de calor acontece através de mecanismos de condução, convecção ou irradiação, sendo que a condução e a convecção exigem contato físico entre os corpos. Já a irradiação acontece por propagação de calor entre ondas eletromagnéticas, ou seja, sem necessidade de contato físico.

Um exemplo de condução é quando aquecemos um pedaço de ferro, o calor é conduzido por toda a área do material, que fica quente. No caso da convecção, uma panela com água quente no fogão representa bem, pois a água mais quente sobe criando zonas de convecção que se movimentam aquecendo o líquido todo.

Por fim, a irradiação do calor é a sua propagação através de ondas eletromagnéticas

O que é temperatura?

Entendendo o conceito de calor, fica mais fácil de entender qual a diferença entre calor e temperatura.

Isso porque a temperatura, por sua vez, mede o nível de agitação de moléculas e átomos em sua relação com o estado térmico, tendo assim influência sobre o estado térmico de um corpo ou sistema.

Quanto maior for a energia cinética do corpo ou sistema, maior a temperatura e o mesmo vale para o oposto. Para medir temperatura, usa-se o termômetro e unidades de medida como celsius, fahrenheit e kelvin.

Para realizar medições precisas, é feito também o uso de escalas que levam em consideração o ponto de fusão (0 °C) e ebulição (100 °C) da água.

A unidade de medida de temperatura muda conforme diferentes países e para fazer a conta é preciso aplicar as fórmulas:

  • Fahrenheit para Celsius: °F – 32
  • Kelvin para Celsius: K – 273

Dessa forma, concluímos que quando falamos que “estamos com calor”, na verdade o certo a se dizer seria que estamos com a temperatura quente, pois não “estamos” com o calor de fato.

Qual a diferença entre calor e temperatura?

Como vimos antes, a grande questão sobre qual a diferença entre calor e temperatura é que essas são grandezas físicas que medem tipos de energias diferentes – calor mede energia cinética e temperatura mede energia térmica

Na temperatura, quanto mais quente, mais movimentação de átomos e moléculas há. Enquanto no calor, falamos do trânsito de energia cinética molecular de corpos mais quentes para os mais frios.

Como calcular calor e temperatura na física?

Agora que você já sabe qual a diferença entre calor e temperatura, vamos falar um pouco sobre como essas grandezas são calculadas no universo da Física. 

A área da Física que contempla os cálculos de temperatura se chama Termologia e nela é calculado o trânsito de energia térmica entre sistemas e a temperatura necessária para mudanças de estado físico.

Para realizar essas contas, a Termologia utiliza conceitos e valores de calor como base para as relações térmicas. Algumas das medidas são calor latente, capacidade térmica, fluxo de calor, caloria, calor sensível, calor latente e outros.

Quando vamos nos empenhar em um projeto de climatização para fazer a regulagem da temperatura de um ambiente e sistematizar a renovação do ar, conhecer esses conceitos é uma forma de garantir que a estrutura do seu plano como um todo esteja bem norteada. 

Aparelhos como o ventilador, climatizador e ar-condicionado surgem como soluções práticas para solucionar problemas de locais secos e com altas temperaturas, e saber qual o melhor para cada caso é fundamental para ter a garantia de um excelente investimento para sua casa, empresa, comércio ou indústria.

Conferir mais artigos