Qual a diferença entre refrigeração e climatização?

Em uma infraestrutura, seja ela empresarial, industrial ou residencial, sempre buscamos o conforto térmico visando o bem estar de todos que frequentam o local. Entretanto, sabemos que muitas vezes somente a ventilação natural não é o suficiente para garantir a qualidade do ar e da temperatura.

Nesse contexto, os projetos de refrigeração e climatização surgem como medida primordial para atuar diretamente no balanceamento do calor e na purificação do ar.

Entretanto, é importante frisar que esses são projetos diferentes, ou seja, saber qual a diferença entre refrigeração e climatização é uma das etapas que não se recomenda pular na hora de implementar um sistema de regulagem térmica. 

Conheça os pontos de diferenciação entre cada uma das soluções. 

O que é refrigeração?

A refrigeração é um dos recursos da climatização. Isto é, é uma técnica utilizada para, como sugere o nome, resfriar lugares ou objetos. Dessa forma, as aplicações da refrigeração são variadas, indo desde a climatização até a conservação de alimentos. 

No caso do ar-condicionado, a refrigeração é feita através da emissão do gás refrigerante, que atua transformando o ar quente em ar frio e, assim, reduzindo a temperatura do ambiente.

O que é climatização?

A climatização, por outro lado, consiste em uma série de práticas e técnicas cujo objetivo é garantir as melhores condições para a temperatura, pressão e umidade do ar. Nesse sentido, várias ferramentas são empreendidas para alcançar esse objetivo, como por exemplo o climatizador, ar-condicionado, sistemas de ventilação e outros.

Qual a diferença entre refrigeração e climatização?

Considerando os fatores citados acima, já dá para notar qual a diferença entre refrigeração e climatização na teoria. Agora, vamos ver como esses dois projetos se diferenciam na prática. 

#1 Purificação do ar

Enquanto o projeto de climatização está preocupado em garantir a purificação do ar através da filtragem de impurezas, bactérias e fungos, a refrigeração garante somente a regulagem térmica. Dessa forma, é importante que o projeto de climatização não seja concentrado somente em um sistema de refrigeração, pois isso pode deixar o ar seco e sem renovação.

#2 Regulagem da umidade

A umidade é outro fator que influencia diretamente nosso bem estar. Quando o ar está seco, problemas respiratórios e crises alérgicas ganham força e nosso sistema imune acaba fragilizado.

Para quem mora em cidades em que o ar é naturalmente mais seco, procurar formas de umidificar o ambiente é parte relevante do projeto de climatização que não poderia ser atendido diretamente por um equipamento de refrigeração.

#3 Equipamentos técnicos diferentes

Apesar de um aparelho de refrigeração poder fazer parte de um projeto de climatização, saber qual a diferença entre refrigeração e climatização é uma garantia de que você realmente conhece cada tipo de equipamento técnico voltado para contemplar esses tipos de projetos.

Temos como destaques o ar-condicionado e o climatizador, que, como vimos antes, atua na purificação e umidificação do ar, além de ter um custo de aquisição e instalação inferiores.

#4 Projetos diferentes

Em geral, o projeto de refrigeração é voltado para o congelamento e/ou conservação de alimentos, estejam eles em transporte ou armazenados em casa pelo consumidor final, na geladeira. Além disso, a refrigeração também pode envolver o uso de aparelhos cuja função é refrigerar o ambiente.

Por outro lado, temos os projetos de climatização, que consideram uma gama ampla de aparelhos técnicos para garantir seu objetivo de regular a temperatura e a qualidade do ar. 

Uma das técnicas mais utilizadas no projeto de climatização é o climatizador de ambientes, que funciona através de um mecanismo evaporativo. Com o uso de painéis evaporativos e um reservatório de água, o climatizador capta o ar e faz ele passar por um processo evaporativo em contato com essas peças, sendo devolvido para o ambiente com a umidade regulada, a temperatura reduzida e livre de impurezas. 

Além disso,  a depender do modelo, o aparelho também pode ser usado no modo de aquecer, para evitar o frio.

#5 Objetivos diferentes

Você já deve ter notado que, de maneira geral, o objetivo de cada um desses projetos é bastante diferente. A climatização é mais abrangente em termos de funcionalidade, enquanto a refrigeração é parte do grupo de recursos usados na climatização. 

Dessa forma, temos projetos com objetivos distintos, mas que mutuamente impactam na temperatura do local. No caso da conservação de alimentos, somente a refrigeração é capaz de realizar a tarefa de ponta a ponta.

Conferir mais artigos