Qual o melhor climatizador de ar? 5 Dicas para escolher

Quando se fala em calor e climatização, a nossa reação automática é pensar no ar-condicionado ou no ventilador como solução. Entretanto, existem soluções que podem ser extremamente mais dinâmicas e funcionais para diferentes tipos de instalação, da doméstica à empresarial. O climatizador de ar é uma delas.

Na hora de fazer a escolha do produto, a variedade de modelos disponíveis pode deixar dúvidas no consumidor sobre qual o melhor climatizador de ar.

Saiba mais sobre esse dispositivo e confira 5 dicas exclusivas para saber qual o melhor climatizador de ar e, assim, tomar a melhor decisão de compra!

O que é um climatizador de ar?

Diferente do ar-condicionado, o climatizador de ar não refrigera o ambiente, mas sim refresca e umidifica o ar do ambiente. 

Funciona assim: o climatizador puxa o ar externo e leva-o para um painel evaporativo especial, sobre o qual circula água continuamente,  depois devolve esse ar mais fresco e úmido no qual cria um ambiente com melhor conforto térmico. 

Quais os tipos de climatizador de ar?

Existe uma variedade de modelos diferentes, com diversas funcionalidades e tamanhos, disponíveis para compra, por isso, pode não ser tão simples citar todos os tipos para que você saiba qual o melhor climatizador de ar. Entretanto, há uma categorização em 3 grandes grupos. Entenda:

Portátil

Os climatizadores portáteis possuem rodas para portabilidade, o que facilita para quem precisa trocar o produto de lugar. Sem custo de instalação, você encontra o produto por preços acessíveis. Outro detalhe importante é que o próprio proprietário pode fazer a manutenção. 

De parede

Já os climatizadores de parede são instalados na parede de um ambiente e são indicados para resolver o foco de calor em um local  específico.

A instalação, em geral, pode ser feita pelo proprietário, mas não é incomum que surja a necessidade de contar com apoio de uma empresa especializada. Em casos mais específicos, a manutenção pode ser facilmente contratada pelo consumidor e os custos para isso não são altos.

Industrial

Por fim, o climatizador de ar industrial geralmente tem a necessidade de um projeto e instalação, são climatizadores maiores. Ideal para ambientes, de fato, industriais e também empresas grandes, galpões, armazéns e oficinas que precisam equilibrar a temperatura e querem economizar nos gastos energéticos.

Qual o melhor climatizador de ar? 5 Dicas para fazer a melhor escolha

Para saber qual o melhor climatizador de ar para a sua casa ou empresa, é importante atentar para alguns fatores técnicos do produto. Confira 5 dicas para tomar a melhor decisão:

#1 Velocidades

Na hora de escolher seu aparelho, observe se ele possui opções de regulação da velocidade, pois essa funcionalidade é extremamente útil para garantir o extremo conforto no uso do climatizador, acomodando o ambiente conforme a necessidade de cada dia.

#2 Quantos metros o aparelho alcança?

Garanta que o seu climatizador de ar tenha capacidade e potência para alcançar toda a área do ambiente que você pretende climatizar. Para isso, consulte as especificações do produto e veja quantos metros quadrados ele alcança antes de fazer a compra.

#3 Aparelhos silenciosos

Optar por climatizadores silenciosos com certeza é algo que vai fazer diferença no seu dia a dia usando-o. O barulho pode atrapalhar na concentração e acabar se tornando um incômodo. 

#4 Capacidade do tanque de água (Climatizadores Portáteis)

Os climatizadores portáteis utilizam o método de resfriamento pela climatização evaporativa, para isso, a água que fica no tanque é levada através de uma bomba até o painel evaporativo, e assim reduzindo a temperatura do ar que passa através dele. 

Dessa forma, quanto maior for o tanque, maior o tempo de duração do climatizador até que seja necessário fazer a troca da água. 

#5 Painéis evaporativos

A qualidade e a quantidade de painéis evaporativos são fatores determinantes para saber qual o melhor climatizador de ar. Os painéis têm a função de absorver a água e permitir a circulação do ar.

Em geral, existem dois tipos de painéis evaporativos, os de celulose e os de álamo. Enquanto os de celulose são mais grossos e demandam menos manutenção, os de álamo são feitos de fibra sintética e raspas de madeira e tendo o resultado oposto.

Os painéis de álamo tem menos durabilidade e acabam exigindo mais manutenção pela qualidade inferior do material. Atente para a escolha de maior custo benefício e que não trará dor de cabeça depois! 

Conferir mais artigos