Qual o nível de temperatura permitido no ambiente de trabalho? Entenda os seus direitos e como manter um clima confortável pode aumentar a produtividade.

Se você já trabalhou em um lugar onde passava muito calor ou muito frio, sabe como isso pode atrapalhar o seu trabalho e todo o seu dia por consequência, afinal, mesmo que você não tenha que fazer esforço físico no seu trabalho fica até mesmo difícil de pensar quando parece que estão tentando te cozinhar dentro do escritório ou fazer um picolé de você, por isso é bom manter um clima prazeroso no escritório.

Manter um clima adequado em seu escritório é vantajoso para as todas as partes, já que dessa forma os funcionários vão ter um maior prazer em estar naquele lugar, o que os beneficia e assim vão poder produzir mais, o que beneficia a empresa. Mas qual é o nível de temperatura permitido no ambiente de trabalho? E como se manter nela pode melhorar a convivência no trabalho?

Qual o nível de temperatura permitido no ambiente de trabalho?

Indo diretamente para o que interessa a todos nesse texto vamos responder qual o nível de temperatura permitido no ambiente de trabalho de uma vez para que você saiba os seus direitos e caso seja um dono de um negócio saiba como estar de acordo com a lei e de quebra gerar um conforto para os seus funcionários que tanto trabalham para gerar a sua riqueza.

Por lei, a temperatura ideal são 23ºC, mais especificamente a NR17 diz que em ambientes de onde são executados trabalhos intelectuais como laboratórios, escritórios e afins devem ficar entre 20ºC e 23ºC, já o ISO 9241 diz que se deve manter a temperatura entre 20ºC e 24ºC no verão e 23ºC e 26ºC no inverno.

Por isso o mais ideal é manter o local de trabalho em 23ºC, sendo que esse é o unico valor em comum entre todos esses dados anteriormentes citados, o que é melhor do que ficar mudando a temperatura no verão ou no inverno para ficar de acordo com as leis que regulam o clima no ambiente de trabalho, além de ser uma temperatura que não é nem frio nem calor, agradando a todos ou pelo menos a maior parte das pessoas.

Quais são os riscos de não se estar de acordo com o nível de temperatura permitido no ambiente de trabalho?

Para saber o porque que esse é o nível de temperatura permitido no ambiente de trabalho é preciso entender o que pode acontecer caso a temperatura esteja mais alta ou mais baixa do que isso, sendo que esse, mesmo que pareça, não é um luxo para os funcionários, sendo que estar fora desse padrão pode causar danos à saúde aos funcionários que passam horas e horas dentro desse ambiente.

Caso essas pessoas sejam expostas a um calor muito elevado e tenham que trabalhar várias horas nesse ambiente insalubre elas podem acabar tendo náusea e vômito,confusão mental, perda de coordenação motora, suor excessivo, fadiga, desidratação, ansiedade, aumento da frequência cardíaca, respiração intensa e lesões internas. Sendo por isso que é de extrema importância manter uma temperatura saudável.

Como manter o nível de temperatura permitido no ambiente de trabalho sem gastar excessivamente?

Agora que você já sabe qual o nível de temperatura permitido no ambiente de trabalho tem que dar um jeito de fazer com que o seu ambiente de trabalho esteja de acordo com esse nível de temperatura. Caso você seja um funcionário, tudo o que pode fazer é falar com o seu chefe e mostrar para ele esse texto, agora se você for o chefe vai ter que fazer umas comprinhas para esfriar esse escritório aí.
Mas não se preocupe, você não precisa gastar pilhas de dinheiro em um ar condicionado, pode fazer melhor que isso e comprar um climatizador de ar que além de resfriar o ambiente ainda vai aumentar a umidade dentro do escritório. Mas para achar um bom climatizador por bons preços, aí é só na Smart Air Climatizadores, onde você acha climatizadores de residências e industriais, todos com o máximo de qualidade possível.

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