Vantagens e desvantagens do climatizador de ar: acabe com as dúvidas

Sempre que buscamos conforto térmico, soluções como o climatizador surgem como uma opção viável para fazer a regulagem da temperatura e nos proporcionar maior bem estar e produtividade. 

No entanto, diante de tantas opções, modelos e tipos, é natural que surjam dúvidas sobre o produto, como por exemplo quais são as vantagens e desvantagens do climatizador de ar.

Buscando acabar com as suas dúvidas, listamos aqui os principais atributos e desvantagens do climatizador em um projeto de climatização, para que você saiba se esse é um investimento ideal para você ou não. Entenda:

O que é um climatizador de ar e como funciona?

Antes de tudo, vamos esclarecer o que é um climatizador e como funciona seu mecanismo. Basicamente, esse é um aparelho que conta com um sistema evaporativo para funcionar. 

Através desse sistema, que conta com um reservatório de água e painéis evaporativos, o ar captado entra em contato com as peças e é devolvido ao ambiente já resfriado, mais úmido e sem impurezas.

Sendo assim, o climatizador é um aparelho diferente do ar-condicionado e do ventilador, tendo destaque para sua funcionalidade de filtragem do ar, além da regulação térmica.

Qual a diferença entre um climatizador e um ar-condicionado?

Por falar em ar-condicionado, é importante esclarecer a diferença entre cada um dos aparelhos, pois eles funcionam de maneiras bem diferentes. Enquanto o climatizador conta com o sistema evaporativo, o ar-condicionado trabalha com o gás refrigerante para transformar o ar quente em ar frio.

Além disso, o ar-condicionado costuma ser mais caro e ter mais consumo energético para funcionar.

Vantagens e desvantagens do climatizador de ar

Agora, para concluir, listamos as principais vantagens e desvantagens do climatizador para que você possa analisar inteiramente a forma como esse investimento pode beneficiar seu projeto de climatização.

Vantagens

Veja os principais benefícios desse dispositivo:

  • Mais barato;
  • Menos consumo energético;
  • Instalação simplificada;
  • Purifica o ar;
  • Umidifica o ar.

Desvantagens

Listamos abaixo as principais limitações do climatizador de ar;

  • Não possui sistema de refrigeração;
  • Precisa repor a água ou gelo do repositório;
  • Pode não ser tão bom em locais muito úmidos.

Afinal, vale a pena ter um climatizador?

Com todos esses prós e contras, a dúvida que fica é: vale a pena ter um climatizador? Esse aparelho dá mesmo conta de resolver os focos de calor em diferentes locais? E a resposta é simples: sim, vale a pena!

Apesar de o climatizador não refrigerar, somente resfriar, você pode optar por um modelo cuja potência é suficiente para a metragem que deseja climatizar e o aparelho cumprirá o papel perfeitamente. 

Além disso, esse é um investimento mais sustentável do que o ar-condicionado, pois funciona somente com água e ar. Por fim, o climatizador vale a pena ao passo que possui consumo energético elétrico reduzido, instalação mais barata (muitas vezes pode ser feita pelo próprio proprietário) e o grande benefício da purificação do ar.

Como escolher um climatizador de ar?

Para quem já considera realizar o investimento em um aparelho como esse porque já conhece de ponta a ponta as vantagens e desvantagens do climatizador de ar, é importante ter um olhar atento na hora da escolha, para que o modelo ideal seja adquirido e tenha o melhor aproveitamento possível no projeto de climatização

Abaixo listamos algumas dicas para a hora da escolha.

#1 Capacidade do reservatório

Um dos primeiros fatores a se levar em conta é a capacidade do reservatório, pois quanto maior ela for, maior a garantia da eficácia do climatizador. Isso acontece justamente porque o reservatório de água é uma peça fundamental para o processo evaporativo.

Portanto, se você está com um projeto de climatização para um ambiente maior, como empresas e indústrias, o climatizador com potência industrial pode ser a melhor escolha.

#2 Funcionalidades

Muitos climatizadores contam com a funcionalidade de aquecer além de resfriar. Além dessas, opções como timer, modo sleep e outros também podem ser muito versáteis no dia a dia prático do uso do equipamento.

Avalie as opções mais modernas disponíveis no mercado, com funcionalidades versáteis e para todos os momentos.

#3 Potência do aparelho

Como falamos antes, a potência faz toda a diferença. Se você escolher um climatizador cuja potência não corresponde à metragem do local, provavelmente irá se frustrar com o investimento, por isso a importância de fazer a escolha certa.

Dito isso, para fazer a melhor escolha, leve em consideração essas dicas e com certeza seu projeto de climatização será completo.

Conferir mais artigos