Os sistemas de climatização são a força vital de qualquer ambiente interno nos dias de calor, quer se trate de residências, supermercados, shoppings, escritórios, fábricas, aeroportos ou hotéis. Toda propriedade comercial e residencial requer um sistema de climatização sólido para garantir excelente qualidade do ar e aquecimento e resfriamento eficazes.
Aquecimento, ventilação, ar condicionado, climatização e elétrica são chamados coletivamente de sistema de climatização, e os profissionais que trabalham nesse setor são chamados de técnicos em climatização. Às vezes, a instalação e manutenção de unidades de refrigeração também são realizadas por esses profissionais.
O mercado na área de climatização e elétrica
Com uma alta demanda no mercado brasileiro por ser um país tropical, onde praticamente as 4 estações possuem altas temperaturas. Com isso, a climatização se tornou um grande mercado no Brasil e atinge diversos setores, seja para uso comercial ou para uso pessoal.
Além disso, o setor possui empresas como a Smart Air, que ajuda a climatizar o Brasil inteiro, renovando o ar e promovendo conforto térmico sem agredir o meio ambiente, ou seja, sendo totalmente “ecofriendly”.
O que faz um técnico em climatização e elétrica?
Por ser um meio onde ocorre muitos reparos e manutenções, um profissional especializado e capacitado se faz muito necessário para atender a alta demanda. Mas além disso, o técnico em climatização e elétrica é responsável pela instalação, manutenção e reparação de sistemas de aquecimento, ventilação e ar condicionado.
Eles trabalham em ambientes residenciais e comerciais para garantir que esses sistemas funcionem de maneira adequada e eficiente. Em alguns casos, eles também podem ser responsáveis por fornecer manutenção ou reparos regulares para evitar falhas no sistema. Os técnicos usam várias ferramentas e equipamentos para concluir tarefas, incluindo ferramentas manuais, ferramentas elétricas, equipamentos de teste e ferramentas de diagnóstico computadorizadas.
Áreas da climatização
- Refrigeração
A refrigeração é um processo de redução de temperatura, que ocorre dentro de um determinado espaço. Como o calor é uma forma de energia indestrutível, o sistema de refrigeração tem a função de retirá-lo de uma determinada substância, de um objeto ou de um espaço e transferi-lo para outro local.
Os principais sistemas de refrigeração são: sistema de refrigeração por compressão; sistema de refrigeração por absorção e sistema de refrigeração termoelétrica.
- Ar Condicionado
O ar-condicionado é um equipamento indispensável nos dias de hoje, especialmente em regiões de calor intenso. Apesar de existirem vários modelos disponíveis no mercado, todos operam com os mesmos princípios básicos para refrigerar o ambiente e proporcionar uma sensação de conforto.
A Agência Internacional de Energia, explica que as unidades de ar-condicionado hoje são apenas 10% mais eficientes do que as que foram produzidas e vendidas em 2010. Mas com o uso de novas tecnologias e implantação de novas políticas, os aparelhos podem se tornar cada vez mais eficientes e reduzir a energia necessária para resfriamento em 45% até o ano de 2050.
- Ventilação
Por ventilação entende-se que seja a troca de um volume de ar entre os ambientes ou com o ar externo à edificação através de suas aberturas, como portas e janelas com ou sem o uso de um sistema de condicionamento de ar. Os produtos de ventilação agem aplicando a diferença de temperatura e pressão entre as massas de ar.
- Aquecimento
Os sistemas de aquecimento de ar são muito usados na indústria em aquecimentos que necessitam de altas temperaturas como em estufas por exemplo, ou então como uso doméstico, no aquecimento de casas em dias mais frios com baixas temperaturas.
- Tratamento de águas
A água que circula pelo sistema, precisa estar sempre em boas condições para que não afete os componentes do equipamento, tampouco a saúde humana. A concentração de poluentes e sujidades na água do ar condicionado facilita a corrosão do equipamento, diminuindo a sua vida útil e facilitando a ocorrência de paradas não programadas para a manutenção corretiva.
Para isso, é necessário seguir algumas recomendações do ABRAVA em relação a todas as qualidades inerentes à água.
- Tratamento do ar
Utilizar o tratamento do ar comprimido é uma forma de garantir a qualidade do ar para que não aconteçam falhas nos processos de produção, comprometendo esses sistemas e gerando custos elevados. É preciso utilizar os recursos adequados para uma maior qualidade do ar, sendo essencial para o rendimento dos processos de produtividade sendo industrial, comercial ou residencial.
- Ferramentas e EPI
São dispositivos que desempenham um papel essencial na segurança e no trabalho do colaborador. Ou seja, são ótimos aliados na garantia da saúde laboral tanto para a empresa quanto para o funcionário. Trabalhadores que atuam na atividade de climatização, precisam fazer o uso desses acessórios para garantir a eficiência do serviço.